Como a cor do prato muda nossa percepção sobre o sabor da comida


Um experimento único no gênero quis descobrir como a cor do prato pode influenciar a nossa percepção sobre o sabor da comida.

Um novo estudo avaliou o efeito da cor dos pratos que comemos com o sabor que sentimos. Será que alguma cor é mais favorável que a outra? Uma pesquisa que parece boba, mas que pode ser muito interessante para donos de restaurantes, pessoas que fazem dieta ou, principalmente o contrário, para pessoas que comem pouquíssimos alimentos.

Será que a cor muda o sabor?

Pratos coloridos podem ser bonitos e dar um toque de alegria, elegância ou sobriedade ao prato. Mas nem sempre a cor deles ajuda no sabor dos alimentos que preparamos.

É o que revelam os resultados de um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, que avaliou a influência das diferentes cores de pratos sobre a nossa percepção de sabor nos alimentos.

O estudo foi feito com 50 pessoas, divididas em dois grupos – paladares exigentes e não exigentes – que provaram os mesmos petiscos servidos em pratos vermelhos, brancos e azuis.

Os resultados mostraram que uma mesma pessoa pode sentir sabor e atratividade diferentes, dependendo da cor do prato em que a comida foi servida.

O sabor de cada cor

Os resultados indicaram que os alimentos foram percebidos como mais salgados quando servidos em pratos vermelhos e azuis – em relação aos mesmos alimentos servidos em pratos brancos – mas menos apetitosos ​​quando servidos em pratos vermelhos.

Mas essa percepção diferente foi verificada apenas em pessoas com paladar mais exigente, e não nos participantes menos exigentes, que não detectaram diferenças de sabor e desejabilidade do alimento.

O estudo sugere que, para aquelas pessoas que relutam em comer e ou em experimentar novos alimentos, a percepção do alimento pode ser influenciada pela cor do prato em que a comida é servida, assim como o cheiro e a textura dos alimentos também podem influenciar no sabor percebido pelos mais exigentes.

Comedores exigentes

A recusa em experimentar novos alimentos tem nome: neofobia alimentar, caracterizada por aversão e dificuldade em aceitar novos alimentos. O problema poderia ser resolvido com a ajuda de intervenções potencialmente simples, como escolher uma cor diferente dos pratos em que se come.

Ter uma dieta restrita pode levar a deficiências nutricionais e problemas de saúde, como doenças cardíacas, má saúde óssea e problemas dentários”, disse Lorenzo Stafford, pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Portsmouth e autor correspondente do estudo. Há também um custo social, porque momentos normalmente agradáveis ​​entre os membros da família podem facilmente se transformar em situações estressantes e ansiosas, levando a conflitos quando pessoas com paladares mais exigentes se sentem pressionadas a comer determinados alimentos.”

Ao longo de suas vidas, comedores exigentes normalmente comem menos de 20 alimentos diferentes.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, para ver se tais descobertas vão além dos alimentos e cores testados, entender que a cor do prato pode afetar a percepção do sabor dos alimentos pode ajudar a estudar novas estratégias que influenciem positivamente a dieta de uma pessoa.

Pessoas com autismo, por exemplo, são muito exigentes com a comida, pois comem pouquíssimas coisas, seja por causa do aspecto, textura, etc.

Pessoas que precisam engordar, que têm pouco apetite ou que têm anorexia também poderiam se beneficiar desse tipo de estudo, além dos donos de restaurantes, que poderiam variar cores e sabores a fim de tornar a experiência de seus clientes cada vez mais interessante.

Os resultados do estudo acabam de ser publicados na revista científica Food Quality and Preference

Talvez te interesse ler também:

Com que roupa eu vou? Guia de cores para usar no dia a dia

O que sua cor preferida revela sobre você

Talo de Brócolis: Não Desperdice! Veja Benefícios e Receitas

Ora-pro-nóbis: 15 melhores receitas com a rainha das PANCs

Agrião: os benefícios do vegetal mais nutritivo do planeta




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...