Baunilha: o que é, onde encontrar e como utilizá-la na cozinha

  • atualizado: 
baunilha

A baunilha é um ingrediente muito utilizado na confeitaria. Considerada nobre, essa especiaria realça o sabor das receitas em que é utilizada.

1. Baunilha: o que é

A palavra baunilha vem do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem". Trata-se de uma especiaria usada como aromatizante, sendo obtida de orquídeas do gênero Vanilla, originárias do México, onde era cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos. Foi levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, logo após o espanhol Hernán Cortés chegar ao solo mexicano.

2. Onde encontrar e quanto custa

A verdadeira baunilha tem um preço "salgado" – é a segunda especiaria mais cara do mundo. É encontrada em lojas especializadas em especiarias, como os empórios. Hoje, está mais fácil de encontrá-la e alguns supermercados já a vendem.

Podem ser usadas a essência da baunilha, a fava e o extrato.

A primeira é vendida na maioria dos supermercados. Já a fava e o extrato são bem mais caros e mais difíceis de serem encontrados.

Geralmente, lojas especializadas vendem esses produtos. A fava pode ser adquirida em lojas on linee o extrato também (facilmente encontrável através da pesquisa no Google).

3. Como usar a baunilha

A baunilha tem um sabor delicado e intenso ao mesmo tempo, por isso é tão apreciada. Apenas uma pequena quantidade retirada da fava já exala um perfume delicioso.

o sabor é liberado quando aquecido, sendo ideal de ser utilizada em receitas que vão ao fogo. Tudo é aproveitado: sementes e fava, conforme explica o Canal Receita Monta Encanta do Youtube.

3.1. Extrato, essência e fava

Afinal, qual é a melhor forma de usar a baunilha, em extrato, essência ou fava?

Isso vai depender da receita e, claro, do investimento financeiro que você pode fazer. O site JD Receitas explica o uso de cada uma das formas da baunilha.

FAVA

A fava da baunilha é a baga com sementes da orquídea baunilha. Para usa-la, é preciso fazer um corte no meio da baga para raspar as sementes e misturá-las à receita que você está preparando, como um pudim, um bolo ou uma torta.

EXTRATO

O extrato de baunilha é obtido a partir da imersão da fava, triturada ou picada, em uma bebida alcoólica. O período suficiente para obter o extrato é de 6 meses, a fim de que o álcool extraia todo sabor da baunilha. O extrato pode misturado ao leite para umedecer bolos ou pudins.

ESSÊNCIA

Já a essência de baunilha é um produto sintético e, por isso, mais barato. Serve para aromatizar qualquer receita doce.

Embora pouco usada em pratos salgados, a baunilha pode ser harmonizada em pratos com frutos do mar, aves, carne de porco e legumes. Entretanto, não é comum o seu uso com carnes vermelhas, alho e cebola pois os sabores podem não combinar muito.

4. Faça o extrato de baunilha em casa

Fazer o extrato de baunilha em casa é fácil e você terá uma boa quantidade para usar em suas receitas. O site Daninoce conta todo o processo, que você pode conferir a seguir:

Ingredientes:

5 favas de baunilha

250 ml de vodka

2 colheres de sopa de açúcar (opcional)

Modo de preparo:

1. Abra as favas de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque tudo numa garrafinha de vidro com capacidade de aproximadamente 300ml.

2. Adicione 250 ml de vodka (até cobrir as favas). Tampe e sacuda bem o frasco.

3. Guarde em local escuro por pelo menos 2 meses antes de usar. A cada 1 semana sacuda o frasco.

O tempo de conservação geralmente sugerido é de 6 meses para a vodka apurar bem o sabor da baunilha.

Talvez te interesse ler também:

BAUNILHA - UMA ORQUÍDEA DE CHEIRO MARAVILHOSO PARA VOCÊ PLANTAR

FAÇA VOCÊ MESMO SEU PERFUME ORGÂNICO, VEGANO E NATURAL!

AGAVE EM VEZ DE AÇÚCAR? COMO, ONDE E POR QUÊ?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!