Licopeno o que é e quais são os benefícios ao organismo


O licopeno é um nutriente da família dos carotenoides que dá a cor avermelhada a alguns alimentos como o tomate por exemplo. Tem poderes antioxidantes e seu consumo pode estar relacionado à redução do risco de câncer, doenças cardiovasculares e degeneração macular, segundo alguns estudos.

Licopeno e seus benefícios para o organismo

Apesar de o licopeno ser uma substância carotenoide, ele não possui atividade precursora da vitamina A, mas é um potente antioxidante, o que significa que combate os radicais livres, que são moléculas instáveis associadas ao estresse oxidativo das células, e por isso estão ligados ao aparecimento de várias doenças e ao envelhecimento precoce, se produzidos em excesso.

O hábito de fumar, a superexposição ao sol, a poluição do ar e o estresse são os mais famosos produtores dos radicais livres no corpo.

Licopeno é bom pra quê?

A sua principal função é proteger o corpo destes radicais livres, que causam doenças e envelhecimento. Algumas descobertas recentes mostram que o licopeno é um importante aliado na prevenção do câncer de próstata e de pulmão.

O licopeno é o antioxidante mais eficaz do que outros carotenoides que incluem o betacaroteno. Suas ações promovem mais força, espessura e fluidez das membranas celulares. Elas são os guardiões das células, responsáveis pela triagem do que entra e sai delas, permitindo que os nutrientes entrem, eliminando as toxinas e prevenindo doenças.

Os alimentos que mais contêm licopeno

Para obter os benefícios do licopeno, recomenda-se consumir alimentos que contenham grandes fontes desta substância, como as frutas e os legumes, em especial o tomate. Os alimentos que mais contêm essa substância são:

Tomate – É a principal fonte de licopeno e pode conter três vezes mais licopeno quando consumido cozido. Consumir tomates em molhos de massas, no ketchup caseiro ou sopa é uma excelente maneira de aumentar a quantidade de licopeno no organismo. Quando amadurecidos, os tomates de coloração vermelha intensa (italianos) contêm mais licopeno do que os tomates verdes. O licopeno é lipossolúvel, ou seja, é preciso consumir tomate, seus derivados e outras fontes de licopeno com uma pequena quantidade de azeite de oliva ou outros tipos de gordura para aumentar a sua absorção pelo organismo.

Pimentão vermelho – É rico em vitaminas C e A, por ser um dos alimentos ricos em licopeno, protege as membranas celulares, ajuda a prevenir o câncer, reduz inflamações, fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde do coração e melhoram a visão.

Aspargo – Apesar de não possuir a cor avermelhada típica dos carotenoides, o aspargo também é fonte de licopeno. Além disso, é rico em fibras que facilitam o trânsito intestinal e melhoram a saúde geral do intestino. Ajudam a combater problemas nas vesículas e rins, desincha o corpo, previne o câncer, ajuda a combater a artrite reumatoide, combate a diabetes e previne doenças cardiovasculares.

Melancia – Contém mais licopeno do que um tomate fresco e é também uma rica fonte de vitamina C. Outros benefícios da melancia são a prevenção de problemas renais, redução da pressão arterial, melhora da saúde do coração, combate a diabetes e melhora a pele.

Goiaba – Também é um dos alimentos ricos em licopeno, podem ser consumidas frescas, em compotas, picada em saladas ou molhos agridoces para carnes.

Toranja – Contém aproximadamente a mesma quantidade de licopeno do que um tomate fresco. No entanto, ingerir muito sumo de toranja pode aumentar as chances de desenvolver pedras nos rins, por isso, cautela no consumo.

Mamão – Contém aproximadamente a mesma quantidade de licopeno que a goiaba. Traz benefícios para a digestão combatendo a constipação intestinal, melhora a saúde da pele, combate radicais livres, melhora a visão, combate o câncer pela presença de carotenoides e licopeno, reduz o colesterol ruim e combate a diabetes ou diminui os sintomas, equilibrando os níveis de açúcar no sangue de pacientes já diabéticos.

Repolho roxo – É rico em fitoquímicos, nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes. Reduz as chances de desenvolvimento de câncer, melhora a saúde da pele e olhos, auxilia no emagrecimento, previne a diabetes, otimiza a saúde do coração, combate úlceras e o surgimento da doença de Alzheimer.

Manga – É rica em fibras, possui uma série de fitoquímicos e antioxidantes. Auxilia no combate ao câncer, ajuda na digestão e reduz a acidez do estômago, reduz o colesterol ruim, promove mais saúde da pele, regula os açúcares no sangue sendo um aliado contra a diabetes e ajuda na função cerebral pela presença de vitamina B6.

Salsa – Tem ação diurética e anti-inflamatória, ajudando no tratamento de problemas renais, infecções urinárias, dor de dentes, pedras nos rins e outros problemas.

Cenoura – Um copo de suco de cenoura possui 5 mg de licopeno. É rica em vitamina A que deixa os cabelos e as unhas mais fortes e saudáveis. Ajuda na redução do colesterol alto, é indicada para diabéticos por seu baixo índice glicêmico, ajuda a combater a prisão de ventre e protege as células do organismo.

Mais estudos

Alguns pesquisadores acreditam que mais estudos sejam necessários para comprovar todos os benefícios do licopeno (ou do consumo do tomate) no combate ao câncer e outras doenças. Mesmo assim, podemos aproveitar essas dicas para aumentar o consumo desses alimentos no nosso dia a dia porque, de qualquer forma, são saudáveis, in natura e não processados.

Bom lembrar também que essas dicas não substituem o diagnóstico nem o tratamento médico, nem a consulta com um nutricionista se você acreditar que alguma vitamina ou nutriente esteja faltando em tua alimentação. Por isso, caso esteja com alguma suspeita de câncer ou alguma outra doença relacionada, não deixe de se consultar e de fazer os exames necessários.

Melhorar a alimentação, adquirir hábitos saudáveis de vida, dormir bem e se estressar menos, continuam sendo a chave de prevenção da maioria das doenças.

Talvez te interesse ler também:

COMER MAL MATA MAIS DO QUE FUMAR, DIZ ESTUDO

10 MOTIVOS PARA COMER MELANCIA TODOS OS DIAS

GOIABA: GOSTOSA, SAUDÁVEL, NÃO ENGORDA. BENEFÍCIOS E COMO FAZER O SUCO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...