A pimenta-do-reino ajuda a queimar gordura, revela um estudo indiano


Pimenta-do-reino, (Piper nigrum), é realmente um dos temperos mais usados por nós, brasileiros. Agora a notícia que todos vão amar é que esta especiaria, além das suas propriedades antissépticas, purificadoras e expectorantes, estimula o metabolismo e pode ser de grande ajuda no combate à obesidade, pois contrasta o acúmulo de gorduras no corpo.

Isso é o que foi confirmado por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Sri Venkateswara, na Índia, segundo o qual este tempero seria capaz de limitar os efeitos nocivos causados por uma dieta rica em gordura. Em particular, um dos compostos químicos da pimenta-do-reino, o “piperonal“, seria capaz de “reduzir significativamente” os efeitos prejudiciais de uma dieta errada.

Este componente orgânico, naturalmente encontrado na pimenta-do-reino, poderia, em essência, contrastar alguns dos genes associados ao excesso de peso e o objetivo desta investigação foi precisamente estudar os efeitos anti-hiperlipidêmicos e antiobesidade do piperonal.

Esta pesquisa indiana confirmou que o piperonal contido na pimenta-do-reino, introduzida em uma dieta, é capaz de aumentar a massa magra, a densidade e a concentração mineral óssea e ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue. E isso poderia levar à uma drástica redução da obesidade.

E, de acordo com os especialistas, essa substância pode ter ajudado a regular alguns dos genes associados à obesidade. “Os nossos resultados – explicam eles na revista Nutrition and Metabolism – demonstram a eficácia do piperonal como um potente agente antiobesidade, fornece evidências científicas para seu uso tradicional e sugerem o possível mecanismo de ação”.

Dito isto, você pode usar tentar usar ainda mais a tradicional pimenta-do-reino em teus pratos, afinal, ela fica bem em quase tudo mas, claro, sem exageros!

Lembre-se de que a pimenta-do-reino é um tempero irritante especialmente para as membranas mucosas, por isso é melhor evitar o seu uso se você sofre de úlcera, gastrite ou hemorróidas. Use-a com grande moderação ainda, se você sofre de hipertensão. No mais, ela não é não é recomendada para crianças e idosos.

Leia mais sobre a pimenta-do-reino:

O QUE ACONTECE AO CORPO SE COMERMOS PIMENTA-DO-REINO TODOS OS DIAS?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...