Tremoço → uma delícia eficaz contra a diabetes, diz estudo


Deliciosos tremoços. Ricos em proteínas e naturalmente gluten free, essas preciosas leguminosas também são eficazes contra a diabetes.

O tremoço (ou seja, a semente da planta Lupinus albus), de fato, pode estimular a secreção de insulina e permitir que os níveis de açúcar no sangue sejam controlados.

É o que comprova um estudo realizado pela universidade australiana Curtin de Perth, coordenada por Philip Newsholme da escola de ciências biomédicas – que realizou diversos experimentos sobre a ação do tremoço na regulação dos níveis de glicose no sangue.

No estudo, foi demonstrado que as sementes do tremoço em pó são úteis para estimular a secreção de insulina nas células, enquanto o extrato de tremoço, consumido antes da refeição sob a forma de bebidas ou de produtos à base de iogurte, ajuda a reduzir os picos de glicose no sangue que temos após uma regular refeição, graças à gama-conglutinina, uma proteína contida nestas leguminosas.

Como explica Newsholme: “para diabéticos e pré-diabéticos, o pico de glicose no sangue que ocorre após as refeições é muito perigoso e, quando a diabetes progride, o nível de açúcar retorna aos seus níveis normais sempre mais lentamente”. Com o avanço da idade, então, é propriamente a alta quantidade de glicose que causa todos os danos associados à doença.

Por exemplo, na diabetes mellitus, o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente ou as células não respondem mais à insulina produzida, por isso não conseguem mais absorver a glicose que permanece no sangue.

A pesquisa ainda está em estágios iniciais, mas parece que os pesquisadores já estão em contato com produtores de tremoço no oeste da Austrália e com empresas de alimentos, para produzir futuros produtos terapêuticos à base de tremoço.

Enquanto isso, nada nos impede de acrescentar esta delícia em nossa dieta, com moderação, sempre!. No caso de diabéticos, claro, é melhor sempre consultar um médico antes.

Leia também: TREMOÇO: UMA LEGUMINOSA SAUDÁVEL E QUE AJUDA A EMAGRECER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...