Algas - Espécies, Propriedades e Como Utilizá-las

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algas

Já há muito tempo usadas na base da alimentação oriental, as algas deveriam ser redescobertas no Ocidente, pois são consideradas um dos alimentos mais saudáveis do nosso planeta, por causa de suas riquezas de vitaminas, minerais e antioxidantes.

A palavra alga vem do latim e significa “plantas marinhas”. Deveriam ter um reino à parte na taxonomia (Algae, como já foram designadas) pois são seres polifiléticos ou seja, vêm de um grupo que não possui um ancestral comum entre seus membros.

As algas comestíveis podem ser encontradas em alguns supermercados, em lojas especializadas e on line. E não somente o Japão produz e exporta algas; na Europa, particularmente França, Irlanda e Escandinávia também se produz algas para fins alimentícios. Aqui estão algumas das espécies de algas mais comuns, acompanhadas de suas propriedades e formas de uso.

Vamos começar pelas mais famosas:

1. Nori (espécies de Porphyra)

nori

É a alga mais rica em proteínas, cujo conteúdo é de 50% do peso do produto seco. Também contém quantidades consideráveis de fibras vegetais e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma boa fonte de vitamina C. Também contém taurina, útil para combater o colesterol ruim, além de ferro, cálcio, vitaminas A e B1.

Nori é a alga mais conhecida, já que é usada para preparar o maki japonês. Não requer cuidados especiais antes de ser usada, mas pode ser útil amolecê-la com água antes de usá-la na preparação do clássico sushi. As algas Nori são excelentes acompanhadas de wasabi e molho de soja. Elas podem ser marinadas em molho de soja, óleo de gergelim ou óleo de girassol e suco de limão para depois serem usadas como tempero em legumes e cereais

2. Kombu (Laminaria japonica)

kombu

A alga Kombu é rica em iodo, útil para o bom funcionamento da tireoide e para regular o metabolismo. Contém substâncias que podem dar a este alimento propriedades anticoagulantes, úteis na prevenção da formação de trombose. Kombu é uma alga particularmente rica em cálcio e em sais minerais.

Um pedaço de alga kombu pode ser usado durante o molho na preparação das leguminosas (feijão, grão-do-bico, etc) bem como durante o cozimento destes alimentos, pois seu conteúdo de ácido glutâmico é capaz de torná-los mais simples e facilmente digeríveis. Esta alga também pode ser adicionada à preparação de sopas, bem como ao leite de soja caseiro para enriquecer tudo com cálcio. É ótima para dar sabor ao arroz, ao macarrão e aos vegetais. Coloque um pedacinho desta alga na água em que se cozinha tais alimentos.

3. Spirulina (Arthrospira platensis)

spirulina

A spirulina é uma microalga verde-azulada usada para preparar suplementos naturais para purificação e desintoxicação do organismo. É uma alga de água doce, rica em proteínas facilmente assimiladas pelo nosso corpo. Não contém vitamina C, mas contém vitaminas do grupo B, vitaminas A e D, bem como um tipo particular de cálcio vegetal ao qual foram atribuídas propriedades anticancerígenas.

Pode ser comprada sob a forma de pó ou flocos e utilizada como condimento, ou sob a forma de suplemento em comprimidos.

4. Wakame (Undaria pinnatifida)

wakame

As algas Wakame são consideradas particularmente benéficas para as mulheres devido ao seu teor de cálcio vegetal e magnésio, úteis na prevenção da osteoporose, bem como pelas suas propriedades diuréticas, que as tornam interessantes para neutralizar o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos. Um dos seus pigmentos, a fucoxantina, foi submetida a estudos científicos para verificar seu papel na neutralização da resistência à insulina.

As algas wakame podem ser usadas para preparar a tradicional sopa japonesa feita com missô, ou quaisquer outras sopas. Deve ser re-hidratada em água durante dez minutos antes de ser adicionada a outros pratos durante o cozimento, ou pode ser cozida ao forno e depois despedaçada. É ótima em saladas e na preparação de ensopados vegetais.

5. Arame (Eisenia bicyclis)

arame

As algas arames são particularmente ricas em potássio. Sua ingestão pode ser benéfica por aqueles que praticam esportes, a fim de conter o risco de cãibras musculares. Possui propriedades antivirais e pode ajudar a manter o peso corporal sob controle. Possui o sabor mais delicado das algas, o que a torna muito apreciada ao paladar ocidental.

Antes de ser consumida, as algas arame precisam ser deixadas de molho em água à temperatura ambiente ou fervida por alguns minutos. As algas Arame podem ser fervidas e consumidas como acompanhamento, por exemplo temperadas com óleo de sésamo e molho de soja, ou servida juntamente com cenouras e cebolas.

6. Dulse (Palmyra palmata)

dulse

A alga dulse é uma alga de característica cor vermelha. É a mais rica em ferro das algas e, ao mesmo tempo, têm um bom teor de potássio e magnésio. Cresce ao longo das costas rochosas do Atlântico (Bretanha, Irlanda, Escócia e Escandinávia) e do Pacífico (Japão). Durante a maré baixa pode ser colhida à mão. Em seguida, deixa-se secar ao sol e ao vento para ser consumida ou vendida.

É uma alga de gosto picante, que pode ser usada como tempero para legumes e leguminosas, como complemento em saladas e nas preparações de sopas, mas também em pratos de cereais. Ela combina particularmente bem com a aveia. Também é usada na a preparação de molhos picantes para acompanhar vários pratos. Não requer imersão em água (molho) antes de cozinhar.

7. Hiziki (Sargassum fusiforme)

hiziki

As algas Hiziki (ou Hijiki) são reconhecidas pela sua cor escura e sua conformação que as torna semelhantes à cordas fininhas. Elas têm um notável conteúdo de ferro e cálcio, representando uma das principais fontes vegetais destes minerais. Basta pensar que 100 gramas de algas hiziki secas podem conter até 1400 miligramas de cálcio.

As algas de Hiziki devem ser deixadas de molho por cerca de dez minutos antes de serem usadas para preparações culinárias. Seu sabor combina bem com vários vegetais, podendo ser adicionadas na água de preparação de sopas e contornos. Elas também podem ser usadas ​​para temperar macarrão ou arroz acompanhados de vegetais como brócolis, cebolas e cenouras.

8. Kanten (Agar agar, Gracilaria verrucosa)

agar agar

As algas Kanten, as algas vermelhas japonesas, usadas principalmente por causa do seu poder de gelificação das substâncias nele contidas. Os extratos de algas Kanten são utilizados na preparação do agar agar, um agente gelificante completamente natural bom para substituir a gelatina animal industrial ou a "cola de peixe" (outro adensante).

O agar agar está presente sob a forma de pó, flocos ou folhas e pode e pode ser usado como agente gelificante em qualquer preparação que requeira o uso de adensante. É, portanto, adequado para engrossar pudins, geleias, mousses e outras preparações doces e salgadas.

9. Kelp (Macrocystis pyrifera)

kelp

A alga Kelp é característica do Atlântico e da costa escandinava. Tem uma cor castanha-escuro e um cheiro salgado quando seca. É recomendada por seus efeitos diuréticos como um adjuvante para combater a celulite e regular o metabolismo. Contém iodo, fitoesteróis, polifenóis e vitaminas A, B1, B2, C, D e E. Tem propriedades remineralizantes e anti-inflamatórias.

Geralmente é comercializada como algas secas ou na forma de comprimidos ou como suplemento alimentar de iodo. Sua ingestão pode ser indicada em casos de hipotireoidismo, obesidade, de modo a favorecer o bom funcionamento do metabolismo e a perda do excesso de peso.

10. Klamath (Aphanizomenon flos aquae)

klamath

As algas klamath são consideradas as algas que podem produzir a maior quantidade de ácidos graxos essenciais Ômega 6 e Ômega 3. Também possuem uma boa quantidade de proteínas e é considerada um alimento particularmente eficiente em termos energéticos. É usada em casos de fadiga, na recuperação e na reabilitação de enfermos; como anti-inflamatório natural e como alimento de propriedades imunorreguladoras e antioxidantes.

É possível encontrá-la em suplementos ou secas.

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