Suco de Inhame cru faz mal?

  • atualizado: 
inhame

Tem quem receite suco de inhame cru para tratar dengue, ativar o sistema imunológico e muitos outros benefícios para a saúde. O inhame é ótimo, sim, é certo mas, você precisa saber de que inhame se está falando pois, um deles não se pode, de jeito nenhum, comer cru.

Então, inhame é nome comum de pelo menos duas plantas tuberosas amiláceas, as Dioscoreas (há uma variedade de espécies comestíveis por aí) que se chamam inhame no norte e cará no sul e a Colocasia esculenta, à qual também conhecemos como taro e que também é conhecida como inhame aqui no sul.

Essa confusão de nomes eu já expliquei bem aqui neste outro artigo: Taro, inhame, cará e taioba - você sabe diferenciar?

folhagem de inhame taro

Folhagem de inhame taro

Daí é que vem a questão do título: suco de inhame cru faz mal? Faz, pode fazer, depende de que inhame você está usando, não é?

PORQUE É QUE O INHAME TARO, PELUDINHO, CRU FAZ MAL?

inhame taro colocasia sculenta

Inhame taro, Colocasia esculenta

O inhame peludinho, Colocasia esculenta ou taro, que é o inhame dos estados do sul e sudeste faz um mal danado se consumido cru, pelo menos para algumas pessoas.

O inhame taro (chamemos assim para desconfundir) é bastante rico em ácido oxálico em forma de cristais e, tudo que tem esse ácido pode queimar as mucosas da boca e garganta. Esta é a primeira sensação ruim que você sente ao por na boca algum alimento cru rico em ácido oxálico, ou oxalato de cálcio como também se chama. O excesso de ácido oxálico pode provocar diarreias fortes, cálculos renais, gota e, dizem que até pode dar uma reação anafilática grave com fechamento da glote e asfixia (não pude comprovar mas ouvi dizer e, para arriscar, melhor não, não é?).

Para ilustrar as diferenças - dois carás e um taro:

inhame cara taro

Fonte foto

Mesmo que você vá usar o inhame taro externamente, como emplastro cru, por exemplo, para puxar a supuração de uma ferida (ele faz esse efeito) pode ser que de ardor, queime a pele.

Acontece que o inhame taro não tem só oxalato de cálcio, ou ácido oxálico ele contem alguns compostos que não são benéficos se não tiverem passado pelo fogo - são inibidores de proteinase, fitatos, taninos e glicosídeos cianogênicos - como conta aqui o Matos de Comer, que vão sobrecarregar seu organismo (principalmente os rins) acumulando toxinas que não servem para você. Mas, quando o inhame taro é cozido, ou assado, essas substâncias se degradam e perdem seu efeito ruim.

AGORA, SOBRE O INHAME CARÁ - ESSE PODE COMER CRU

inhame cará dioscorea alata

Inhame cará, Dioscorea alata

Inhame cará pode ser Dioscorea alata, ou outras dioscoreas, há um montão delas. São aqueles inhames grandes, meio deformes, que se usa para fazer pão e bolo e sim, esses podem ser usados crus em sucos e não vai fazer mal pois sua composição é bem outra.

O inhame cará, ou só cará como é mais conhecido aqui no sul, traz benefícios interessantes por conta do seu conteúdo em diosgenina (fito-hormônio) como:

  • ajuda na reposição de progesterona
  • é agente antitumoral
  • é agente antifúngico
  • reduz o colesterol pois impede a absorção de gorduras e aumenta sua excreção
  • ajuda na TPM pois é um regulador do equilíbrio hormonal

VOLTANDO AO ASSUNTO - SUCO DE INHAME CRU FAZ MAL?

Sim, faz mal se você tomar suco de inhame taro.

Não, não faz mal se você tomar suco de inhame cará.

Será que agora ficou mais claro?

Leia mais sobre o inhame (taro) e seus usos:

seta

PÃO DE INHAME: UMA RECEITA FÁCIL, RÁPIDA E SEM GLÚTEN

setaRAÍZES DE CURA → GENGIBRE, GINSENG, DENTE-DE-LEÃO, INHAME, EQUINÁCEA, GALANGA