Carne vermelha aumenta a mortalidade do câncer de mama. Novo estudo


Carne e câncer: mais uma vez esta ligação chama a atenção depois do alerta chocante da OMS sobre o consumo de carne e esta doença. Mas agora é para o câncer de mama. A confirmação vem de um novo estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Publicada no Journal of The National Cancer Institute, a pesquisa mostrou que consumir muita carne vermelha aumenta em 23% a taxa de mortalidade das mulheres sobreviventes ao câncer de mama.

A razão consiste no fato de que a carne vermelha, quando preparada em altas temperaturas (churrasco, etc) converte as proteínas em aminas heterocíclicas (HCA), elementos químicos coligados a um certo número de tumores. Além disso, o cozimento resulta também em hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) que estão localizados na fumaça e que se formam especialmente quando a gordura e os sucos da carne escorrem para a fonte de calor ou de cozimento.

A fumaça que se levanta no processo de cozimento, pode se aderir à superfície da carne contaminando-a e tornando-a potencialmente cancerígena.

O ESTUDO – Os autores do estudo acompanharam desde 1996 1508 mulheres norte-americanas com diagnóstico de câncer de mama, concentrando-se sobre o hábito delas em consumir carne de vaca, porco, vitela, cordeiro, cabra e cavalo cozidos na grelha.

No final do estudo, morreram 597 mulheres e 40% delas a causa mortis era próprio o câncer. As conclusões foram que, em caso de consumo excessivo de carne cozida na grelha, as mulheres incluídas no estudo tiveram um aumento de 23% de chance de morrer de câncer e 17% de chance de morrer por outras causas.

Os resultados apontam a hipótese de que um alto consumo de carne grelhada, churrasco, carne assada e carne defumada pode aumentar a mortalidade após ter havido um câncer de mama.

Nesses casos, como reduzir o risco de câncer?

Bem, a primeira resposta seria simples: evitar o consumo de carne vermelha!

Se você simplesmente não consegue viver sem carne, há uma série de medidas que vale a pena seguir:

Escolha carnes magras e não as variedades com alto teor de gordura. Em qualquer caso, retire o excesso de gordura e de pele.

– Se você usar a carne congelada, retire-a do congelador bem antes, a fim de reduzir o tempo de cozimento.

Cozinhe antes e parcialmente a carne e jogue fora os sucos produzidos para reduzir o seu tempo de cozimento e o risco de provocar muita fumaça.

– Uma vez na grelha, vire a carne várias vezes e a deixe longe do fogo dos carvões.

Crie uma barreira para impedir que os sucos produzam fumaça nociva. Por exemplo, você pode tentar colocar na churrasqueira uma folha de alumínio com furos para que suco caia e a fumaça não volte.

Leia mais sobre alimentação e saúde:

CARNE DE PORCO: PENSE BEM ANTES DE COMÊ-LA

O QUE ACONTECERIA SE VOCÊ PARASSE DE COMER CARNE?

ADEUS CHURRASCO? NEM TANTO! MAS QUANTO MENOS CARNE, MELHOR!

QUER VIRAR VEGETARIANO? VEJA UM PASSO A PASSO QUE PODE FACILITAR TUA DECISÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...