O que acontece ao corpo se comermos 30 gr de amêndoas por dia?


Amêndoas: alimento bom, saudável e rico em propriedades nutricionais. Mas o quanto precisaria comer por dia? E o que aconteceria ao corpo se consumirmos a quantidade certa de amêndoas todos os dias?

Amêndoas, como muitos outros tipos de frutas de casca rija, são ricas em vitaminas e minerais úteis para o nosso corpo. Nos dão energia boa, contêm proteínas vegetais e fibras que contribuem para a saúde do intestino.

Além disso, sendo um alimento muito rico em magnésio, também ajuda o nosso sistema nervoso em caso de estresse ou fadiga, enquanto a sua grande presença de cálcio é muito útil para os ossos.

Nossa pele também irá se beneficiar com a ingestão diária de amêndoas, graças à presença de vitamina E e de outros antioxidantes que a deixará mais macia e mais jovem.

Os benefícios das amêndoas

Vários estudos científicos confirmam que as amêndoas fazem bem se consumidas regularmente (ainda que juntamente com outras frutas de casca rija, também conhecidas como frutas secas). Foi demonstrado que aqueles que as consomem regularmente, têm baixos níveis de colesterol ruim e uma circulação melhor.

Excelente também é o efeito que amêndoas apresentam sobre a glicose e sobre a sensação de saciedade. Alguns estudos têm destacado o fato de as frutas secas serem capazes de controlar os níveis de açúcar no sangue e a sensação de fome. Além disso, as amêndoas são ricas em Omega 3, ácidos graxos essenciais preciosos para a saúde do coração e muito mais.

Graças à presença destas gorduras boas, as amêndoas também têm fortes qualidades anti-inflamatórias e são também ricas em antioxidantes que neutralizam os radicais livres. Um estudo feito há alguns anos, demonstrou que comer frutas secas regularmente, entre elas, as amêndoas, ajuda a prolongar a vida e a se manter longe de doenças como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.

Qual a quantidade de amêndoas que se deve comer por dia?

amendoas coracao

A quantidade de amêndoas, e em geral de frutas secas, a ser consumida por dia, não deve exceder os 30-35 gramas, o que corresponde a cerca de 15-20 amêndoas (dependendo do tamanho). Ultrapassar esta quantidade significa fornecer muitas calorias ao corpo. O melhor é consumi-las com as peles que parecem conter muitas substâncias antioxidantes.

Estes são os valores que têm mostrado o máximo de benefícios em vários estudos sobre o consumo de frutas de casca rija, especialmente os feitos para avaliar a redução do colesterol e os triglicéridos em doentes com hipertensão ou síndrome metabólica.

Como inserir amêndoas em nossa dieta diária?

As amêndoas são ótimas como inibidoras do apetite, ideal portanto consumi-las no meio da manhã ou no meio da tarde como merendinhas saudáveis. Outras maneiras de incorporá-las em sua alimentação diária são por exemplo ralando-as e usando-as como alternativa ao queijo ralado.

As amêndoas são boas também em receitas de bolos e biscoitos caseiros. Use a farinha de amêndoas para substituir o trigo e criar receitas sem glúten.

A manteiga de amêndoas também é uma outra ótima opção para incorporar este alimento na dieta, substituindo-a pela manteiga comum em receitas doces e salgadas.

Além destas opções, existe também o leite de amêndoas, muito saudável e útil para quem sofre de dispepsia e prisão de ventre.

Leia também: LEITE DE AMÊNDOAS: REFRESCA E FAZ BEM

Então, nos resta desfrutar de todos os benefícios que as amêndoas têm para nos oferecer, não deixando faltar este alimento precioso em nossas casas.

CONTRAINDICAÇÕES

Embora as frutas de casca rija possam parecer inofensivas à primeira vista, não devemos nos esquecer porém, que também neste caso há contraindicações e casos em que elas não são recomendadas. Se você sofre de cálculos renais ou de cálculos biliares, você precisa consumir amêndoas com moderação, pois frutas secas, de casca rija e outros alimentos ricos em oxalato, podem agravar a situação. Também àqueles que sofrem de herpes, as amêndoas não são recomendadas devido à presença do aminoácido arginina que pode promover a replicação do vírus.

Leia também:

10 ALIMENTOS ALCALINOS PARA COMER TODOS OS DIAS

BRASILEIRO TEM HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS MAS, CONTINUA ACIMA DO PESO!

5 RECEITAS VEGETARIANAS PARA AS CRIANÇAS COMEREM VERDURAS COM GOSTO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...