Ideias do mundo inteiro contra o desperdício de alimentos


Os dados atuais sobre o desperdício de alimentos são alarmantes: 1/3 de tudo o que é produzido no mundo vem a ser desperdiçado.

O desperdício de alimentos tem a ver com o desperdício d’água, o principal ingrediente da agricultura, sem falar na emissão de gases de efeito estufa lançados durante a produção de alimentos que, sendo desperdiçados, teriam apenas poluído e nada mais.

Além disso, o problema também a ver com a fome no mundo. Não é possível que a obesidade avance face à fome que resiste, e ainda existe em pleno 2016.

Contudo, ideias que vêm do mundo inteiro não faltam para combater o problema. A começar em casa, vamos divulgar boas ações e soluções para que um futuro de 0 desperdício se realize em breve.

Geladeira solidária

foto

Do mundo para o Brasil, esperamos que a moda pegue pois nem sempre é fácil aos restaurantes, feiras, etc, doarem suas sobras tendo em vista a legislação brasileira que os penaliza em caso de intoxicação alimentar e outros problemas. Que tal colocar uma geladeira no bairro em que você mora?

Saiba mais: GELADEIRA COMUNITÁRIA: UMA IDEIA QUE SE ESPALHA PELO MUNDO

Os alimentos que ninguém quer

foto

Nas feiras e nos supermercados todo mundo toca, aperta, alisa e descarta o que não agrada. Os alimentos naturalmente imperfeitos podem ser perfeitamente consumíveis e, no entanto, sendo “feios”, são simplesmente jogados no lixo. Mas do Canadá chega a solução para o problema:

Saiba mais: DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: CANADÁ VENDE ALIMENTOS “NATURALMENTE IMPERFEITOS”

Comida em pó

foto

Um sueco descobriu uma maneira de reduzir o desperdício dos alimentos “em fim de vida” desidratando-os. Um pó seria a solução que manteria boa parte dos valores nutricionais de frutas e verduras e, além de reduzir o desperdício, ajudaria na luta contra a fome.

Saiba mais: FRUTAS E VERDURAS PODEM VIRAR COMIDA EM PÓ DE BAIXO CUSTO

Na Itália a ideia é compartilhar

foto

Voluntários passam recolhendo e doando os alimentos em Bari, a capital da Puglia, para que se reduza o desperdício. A iniciativa também conta com um site para facilitar a doação e o compartilhamento de alimentos.

Saiba mais: AVANZI POPOLO: NA ITÁLIA O DESPERDÍCIO SE COMBATE COMPARTILHANDO ALIMENTOS

Nada se joga, tudo se transforma

foto

Tecidos, acessórios, papeis, hambúrgueres…Tantas coisas podem ser feitas com o que seria jogado no lixo, evitando o desperdício:

EMBRAPA DESENVOLVE HAMBÚRGUERES FEITOS COM DESCARTE DE CAJU

LENCINHOS DE PAPEL E CALÇADOS FEITOS COM RESÍDUOS DE MAÇÃ

ORANGE FIBER: COM O QUE SOBROU DA LARANJA, UM TECIDO SUSTENTÁVEL, QUE PERFUMA A PELE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...