Brasil apresenta Guia Alimentar que prioriza o bem-estar dos cidadãos

Guia Alimentar

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou um novo Guia Alimentar à população brasileira, com diretrizes enfatizam o bem-estar dos cidadãos apresentando de forma simples as melhores escolhas que os brasileiros devem fazer para comerem bem.

Como muitos países, o Brasil viu recentes picos no número de sobrepeso e pessoas obesas. Em 2011 quase metade dos brasileiros estavam acima do peso, criando uma preocupação no governo a respeito da saúde do país. Dados apontam que a alimentação do brasileiro peca pelo exagero no consumo de carne, leite integral e refrigerante e na falta da ingestão de frutas e hortaliças.

A prioridade do guia é orientar para uma dieta fácil e saudável. O guia enfatiza a cultura do slow food – maior apreciação da cultura gastronômica, do sabor e de seu preparo – a importância da ingestão de alimentos variados; a moderação no uso de óleos, gorduras, sal e açúcar e a importância de evitar os produtos prontos e ultraprocessados.

De acordo com um artigo da Civil Eats, as diretrizes norte-americanas são projetadas a fim de proteger implicitamente a indústria alimentícia, onde trazem informações cheias de detalhes e confusas dificultando a propagação da boa informação aos cidadãos comuns, diferentemente do guia recentemente publicado pelo governo brasileiro que propaga a informação de forma clara, ilustrada, visando a boa alimentação e a saúde da população. Para a produção das diretrizes de 2015, o Comitê Dietary Guidelines recebeu sugestões para utilizar as novas diretrizes brasileiras como um modelo.

Além de recomendações gerais o guia apresenta informações sobre os padrões tradicionais de alimentação, dando exemplos ilustrados e preferências regionais; os alimentos saudáveis à população; a importância de uma alimentação regulada, em ambientes apropriados e em boa companhia, além de dez passos para uma alimentação saudável, e ainda faz uma ressalva, na décima e última recomendação, para que os consumidores sejam críticos quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação que são veiculadas em propagandas comerciais.

Quer saber mais? Dê uma olhada no guia na íntegra e aproveite para apreciar em boa companhia uma alimentação saborosa e saudável.

Fonte foto: Stock.Xchng