O Tomate é um Grande Aliado na Luta Contra Salmonella


Uma pesquisa recentemente publicada no Microbiology Spectrum, revista da Sociedade Americana de Microbiologia, revelou que o suco de tomate possui propriedades antimicrobianas capazes de neutralizar bactérias, incluindo a Salmonella typhimurium, responsável pela febre tifoide.

©Karolina Grabowska/Pexels

Conduzido pela equipe da Universidade Cornell, o estudo liderado pelo Dr. Jeongmin Song, professor Associado do Departamento de Microbiologia e Imunologia, explorou o potencial do suco de tomate no combate a patógenos entéricos. No experimento, os pesquisadores constataram que o suco de tomate eliminou eficazmente a Salmonella tytyphimurium em laboratório.

Analisando o genoma do tomate, identificaram peptídeos antimicrobianos, pequenas proteínas capazes de prejudicar a membrana bacteriana. Quatro desses peptídeos foram escolhidos para testes, revelando dois deles (tdAMP-1 e tdAMP-2) como particularmente eficazes contra a Salmonella. Estendendo os testes a variantes comuns da Salmonella, os pesquisadores realizaram estudos computacionais para compreender o mecanismo de ação dos peptídeos antibacterianos. A descoberta mais significativa foi a eficácia do suco de tomate na eliminação não apenas da Salmonella typhi, mas também de suas variantes mais virulentas e outras bactérias prejudiciais à saúde digestiva e do trato urinário.

O Dr. Song enfatizou que a pesquisa demonstra a capacidade do tomate e seu suco em eliminar bactérias entéricas, como a Salmonella. Os pesquisadores esperam que, ao tomar conhecimento desses resultados, o público, especialmente crianças e adolescentes, sinta-se incentivado a incluir mais tomates, assim como outras frutas e vegetais, em suas dietas. Esses alimentos, além de deliciosos, proporcionam benefícios antibacterianos naturais aos consumidores, contribuindo para uma alimentação mais saudável e segura.

Os detalhes da pesquisa “Antimicrobial properties of tomato juice and peptides against typhoidal Salmonella” foram publicados na revista científica Microbiology Spectrum.

Talvez te interesse ler também:

Tomate: 10 extraordinárias propriedades benéficas à saúde

É por isso que você deve comer TOMATE todo dia

Tomate: uma pílula a base de licopeno para prevenir ataques cardíacos e derrames




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...