Em Londres o asfalto é feito de plástico reciclado (resistente e reduz buracos)


O asfalto das estradas de Londres ficam cada vez mais verdes. No distrito de Enfield chega um produto revolucionário, feito de materiais plásticos retirados do lixo. Enfield é portanto, o primeira distrito de Londres a usar este mix de resíduos plásticos, desenvolvida pela empresa MacRebur.

MacRebur há muito que vem trabalhando na criação de superfícies rodoviárias feitas de resíduos plásticos. Uma faixa da Green Dragon Lane, a trafegada rota de ônibus, fora coberta por este mix especial tendo recebido financiamento da Transport for London para tornar esta área mais verde.

“É uma mistura de polímeros cuidadosamente selecionados, projetados para melhorar a resistência e a durabilidade do asfalto, reduzindo a quantidade de betume necessário na mistura. Eles são fabricados com 100% resíduos. Os produtos oferecem uma maneira única de melhorar o asfalto oferecendo uma solução econômica e duradoura”, explica MacRebur.

Este local foi escolhido como teste precisamente porque é uma estrada bastante trafegada, onde três linhas de ônibus e outros veículos transitam frequentemente.

Daniel Anderson, membro do Conselho Ambiental de Enfield, disse: “Todos sabemos que os plásticos podem ter um impacto devastador sobre o meio ambiente, particularmente quando o produto atinge nossos mares e oceanos. Somos todos responsáveis ​​por intensificar nossos esforços para ajudar o meio ambiente, reciclando mais e usando materiais de proveniência responsável”.

enfield

A praga do plástico

A produção de plástico se multiplicou nos últimos 50 anos. A Ocean Watch estima que existem 140 milhões de toneladas de plástico nos mares e oceanos do mundo. Em 2014, menos de um terço dos resíduos plásticos europeus foi reciclado, enquanto um outro terço foi para o aterro sanitário.

O plástico pode demorar até 400 anos para se degradar!

O uso desta mistura, portanto, não só ajuda a reciclar o plástico, mas também evita o uso de materiais mais poluentes dos quais o asfalto é normalmente fabricado, incluindo alguns derivados do petróleo. O plástico utilizado pela MacRebur é o mesmo que os londrinos separam através da coleta seletiva de lixo.

O monitoramento rodoviário mostrou que a mistura de asfalto está funcionando bem e está provando ser uma solução duradoura também para refazer, recobrir, a superfície do asfalto. É por isso que, dado o seu sucesso, já estão considerando usá-lo em outras estradas.

Que tal o mundo seguir o exemplo de Londres, olhando para o futuro e escolhendo soluções mais ecológicas?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...