Vitória! Benito, a girafa mais solitária do México, salva por uma petição online


Uma girafa macho chamada Benito virou símbolo de vitória das petições online. Considerada a  girafa mais solitária do México, milhares de pessoas se mobilizaram para salvá-la da situação cruel em que vivia.

© Fanpage

©fanpage

A girafa, que nasceu em cativeiro em um zoológico no estado de Sinaloa, ao extremo sul do México, foi levada quando tinha apenas 3 anos de idade, em maio de 2023, a um zoológico na Ciudad Juarez, onde vivia em um recinto demasiado pequeno, sofrendo o calor tórrido do deserto durante o dia, e o frio gelado das noites invernais.

Em uma petição da change.org, milhares de pessoas pediram a transferência do animal para um local mais adequado às suas necessidades.

Aqueles que assinaram a petição talvez não imaginavam que estariam, de fato, mudando o destino do animal, embora a intenção fosse, obviamente, essa. E eis que uma bandeirinha vermelha sinalizando “vitória” apareceu na página do apelo a Benito, quando mais de 160 mil pessoas se mobilizaram para salvar a girafa, hoje conhecida como a mais solitária de todo o México.

A girafa Benito vivia em um pequeno recinto com apenas um telhado para protegê-la do sol escaldante do verão, e do frio gélido do inverno. Não só a temperatura caía abaixo de zero durante as noites invernais, mas os ventos ali chegavam a atingir 40 km/h. Uma situação extremamente cruel, que mobilizou milhares de pessoas em diversos canais para salvar o pobre animal.

Dada a pressão gerada pela transferência de Benito, os funcionários do zoo onde ele estava aceitaram a mudança. Nos próximos dias a girafa será levada para uma nova casa mais ao sul de Ciudad Juarez.  Não tornará à África, sua terra ancestral onde nunca esteve, mas será levada a uma espécie de santuário onde, pelo menos, viverá na companhia de outras girafas.

Talvez te interesse ler também:

Como são e vivem as Girafas: Curiosidades, Hábitos, Reprodução e Muito Mais

Abraçar árvores: o segredo do coala para combater o calor

Qual é a razão da bela coreografia dos estorninhos no céu?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...