Coalas sofrem com clamídia


Os coalas, aquele bichos fofinhos que dão vontade de abraçar, estão padecendo de uma doença inesperada. Esses animais, originários da Austrália, estão contraindo uma doença sexualmente transmissível (DST) e as autoridades locais estão desorientadas, sem saber o que fazer para ajudá-los.

A clamídia é uma doença que vem atacando mais da metade da população de coalas do país e, em algumas comunidades, ela já chegou a afetar mais de 80% dos indivíduos da espécie, segundo a Superinteressante.

Esse tipo de mutação da clamídia nos coalas é muito cruel, pois a bactéria causadora da doença ataca o canal urinário provocando dores fortíssimas. Além disso, a doença causa cegueira e infertilidade, podendo levar à morte.

A preocupação é ainda maior porque, se humanos tiverem algum contato com a urina de coalas infectados, podem pegar a mutação. Isso já ocorreu com outros animais, como ovelhas e crocodilos, que já foram contaminados pela bactéria.

Tratamento ineficaz

Os antibióticos usados no tratamento da doença têm se mostrado ineficazes nesse peludos animais. A razão é que a medicação mata a flora intestinal dos coalas, importante para que eles possam digerir eucalipto. Sem falar que, dada a proporção de contaminação em dezenas de milhares de animais, o tratamento contra a clamídia é uma solução economicamente inviável.

Mas não só a clamídia tem provocado sofrimento nos coalas. Um tipo de retrovírus, parecido com o HIV, também tem contaminado os animais. Os especialistas acreditam que esse retrovírus deixa os coalas mais frágeis aos sintomas da clamídia.

O professor de doenças contagiosas do Instituto Burnet, em Melbourne, David Wilson, sugere uma solução dramática para conter a contaminação de clamídia entre os coalas. “Os animais estão transmitindo clamídia uns para os outros e a maior parte deles não pode ser tratada. Esses coalas estão com dores intensas e os antibióticos não estão funcionado. A coisa mais humana a se fazer é, provavelmente, a eutanásia”, disse ele à BBC.

O que é clamídia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta os órgãos genitais masculinos e femininos. Pode produzir esporos, tornando a sua disseminação mais fácil. Seus sintomas são problemas urinários e a infertilidade.

Especialmente indicado para você:

OMS ALERTA QUE A GONORREIA E OUTRAS DSTS ESTÃO SE TORNANDO INTRATÁVEIS

USO DE ANTIBIÓTICOS NA CRIAÇÃO DE ANIMAIS E AS DOENÇAS QUE ISSO PODE NOS CAUSAR

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...