Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto


Tem gente buscando um jeito de melhorar os tratamentos de esgoto. Tem gente que procura e faz. Um pouco daqui, um pouco de lá, o engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos criou um sistema natural para tratamento de esgotos em áreas rurais que devolve aos mananciais uma água residual limpa. Com esse tratamento acabam-se as contaminações de riachos, córregos e alagados. O tratamento é fácil: um pouco de filtragem, outro pouco de raízes e plantas, o cuidado de se conter o grosso. Dá uma olhada na proposta.

Em Capanema, Paraná, foi aplicada esta técnica: todos os esgotos domésticos e dejetos animais (de uma criação de 12 porcos), que antes eram despejados numa fossa negra agora são direcionados para uma pequena central de tratamento que tem cinco fases de limpezafossa séptica, tanque de zona de raízes, filtro de pedras grossas, filtro de pedra britada, filtro de pedrisco e carvão ativado. A purificação do efluente dessa estação de tratamento doméstica é potencializado com plantas, taiobas e bananeiras, que aproveitam tanto dos líquidos como da matéria orgânica ainda em suspensão.

sistema natural tratamento esgoto

A água residual deste processo tem um alto nível de qualidade, com apenas 170 miligramas por litro de material sólido. No início do processo a medição aponta 8.381 mg/l. Os bons resultados também se referem às quantidades de fósforo, amônia e coliformes termotolerantes.

O resultado foi tão bom que o projeto foi premiado pela Agência Nacional de Águas.

Quem quiser conhecer o projeto, poderá ler aqui a monografia apresentada por Jonas na conclusão do seu curso de Engenharia Ambiental.

Talvez te interesse ler também:

MAIOR PRODUTIVIDADE NA AGRICULTURA USANDO RESÍDUOS DO TRATAMENTO DO ESGOTO

BRASIL: SANEAMENTO BÁSICO E CRIANÇAS

Fonte fotos: udc.edu.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...