Como Ajudar as Vítimas Humanas e Animais nas Enchentes no Rio Grande do Sul


O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia histórica. O rio Guaíba atingiu seu maior nível em 80 anos, tendo chovido 1/3 do volume esperado para o ano inteiro. As águas continuam a avançar em direção à cidade e os reservatórios começaram a colapsar. A missão de salvamento e resgate, tanto de humanos quanto de animais, está sendo complexa e desafiadora.

As enchentes no Rio Grande do Sul, que começaram na última segunda-feira (29), já causaram 32 mortes e deixaram mais de 60 pessoas desaparecidas. Além disso, mais de 14 mil pessoas foram desalojadas devido a deslizamentos, alagamentos e áreas de risco. A situação exige ajuda imediata para apoiar as vítimas, sejam humanas ou animais, e amenizar o impacto dessa tragédia.

No dia 02 de maio, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres-Grad realocou quase 100 animais na região de Esteio e São Sebastião do Caí. Os pedidos por resgates não param de chegar, mas muitas áreas continuam inacessíveis.

O Grad-Brasil precisa aumentar sua equipe em campo e por isso solicita apoio de embarcações a motor para salvar o maior número de animais possíveis. Além disso, precisa de toda e qualquer ajuda nesse momento.

Como Ajudar os Animais

Nesta postagem, a protetora de animais Luisa Mell faz um apelo para que ajudemos com doações financeiras ao Grad na missão de resgate dos animais vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O PIX para doações é: 54.465.282/0001-21.

O ativista pelos animais, Fábio Chaves, mostra o Grad-Brasil atuando para salvar os animais vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul e também pede que apoiemos através de contribuições financeiras.

Veja mais maneiras de ajudar, acessando o Grad-Brasil

Como Encontrar os Animais ou Fazer Pedidos de Resgate

Esta postagem orienta como encontrar ou fazer pedido de resgate para os animais em uma das cidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul:

Como de Ajudar os Humanos

Existem diversas formas de ajudar as pessoas vítimas da enchentes do Rio Grande do Sul:

Doação Financeira

O governo do Rio Grande do Sul criou a conta SOS Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro por meio da modalidade PIX. A chave PIX é o CNPJ: 92.958.800/0001-38 – Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Doações de Itens Necessários

Locais para encaminhar as doações de itens necessários:

Centro Logístico da Defesa Civil Estadual: Para doações de colchões, roupa de cama e banho (higienizados), cobertores (higienizados). Endereço: Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, Bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Telefone: (51) 3210-4255.

Prefeitura e Defesa Civil de Porto Alegre: Itens necessários: colchões, lençóis, fronhas, produtos de higiene, água, copos plásticos e ração para cães e gatos. Local de entrega: Depósito da Defesa Civil de Porto Alegre, na Rua La Plata, 693 – bairro Jardim Botânico, das 9h às 18h.

Sindilojas Porto Alegre: Itens necessários: água, cobertores, lençóis, materiais de limpeza, de higiene pessoal, além de ração para cães e gatos.
Local: Sindilojas Porto Alegre, Rua dos Andradas, 1234, 22º andar. Horário: A partir desta quinta-feira (2), das 8h às 17h30min.

Federasul: A Federasul lançou uma Campanha Solidária para arrecadar fundos e comprar itens essenciais para as famílias afetadas. As doações podem ser feitas por PIX: sosrs@federasul.com.br

Outras Formas de Ajudar:

Acesse -> SOS-Rio Grande do Sul

Cada Gesto Faz a Diferença

Vamos nos unir para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul nesse momento difícil! Cada gesto faz a diferença para aliviar o sofrimento e a privação causados por essa catástrofe.

Fontes:

  1. Grad-Brasil
  2. SOS-Rio Grande do Sul
  3. Luisa Mell
  4. Fabio Chaves
  5. Governo do Rio Grande do Sul
  6. Último Segundo

Veja outras Iniciativas Solidárias em:

Para abrigar os cachorros do frio, a casinha de garrafa-pet. Aprenda a fazer

Como fazer casinha para salvar gatos de rua do frio

Solidariedade: Emergência inverno. Como ajudar a aquecer quem tem frio




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...