Ecoturismo na Patagônia: na natureza selvagem


A Patagônia é uma região que abrange a parte mais meridional da América do Sul, localizada na Argentina e no Chile. É marcada por fortes ventos e por grande biodiversidade animal, estando concentrados nessa área leões-marinhos e pinguins, entre outros animais.

O clima patagônico é frio, com média de –10 graus e variações de -20 graus, no inverno, e 10 graus, no verão. Encontram-se desertos frios e secos, florestas e bosques de pinheiros, vales, rios, montanhas e gelo, sobretudo, próximo da Cordilheira dos Andes.

Um passeio incrível para se fazer na Patagônia é a cavalgada, pois propicia uma integração do cavaleiro com a paisagem local. É uma experiência distinta que levará você a percorrer montanhas, bosques, ribeirões e vales. O ideal é que o passeio seja realizada em cavalgadas guiadas por equipes experientes, que têm cavalos criolos dóceis.

Se você deseja fazer uma cavalgada curta, não é necessário ter experiência com montaria. A equipe de profissionais lhe dará instruções para tomar com segurança as rédeas do cavalo. Quanto às excursões mais longas, que podem durar até 10 dias, é necessário saber montar, até mesmo porque o passeio exige algum preparo físico.

Além das paisagens incríveis, o passeio também promove ao turista conhecer um pouco de história natural. Há roteiros que incluem mostras de aves autóctones, que levam o turista a conhecê-las em seu ambiente natural e a obter informações sobre eras geológicas e as espécies que habitaram a região nesse período.

Outro bonito passeio que você pode incluir na sua viagem é conhecer os lagos em veleiros ou caiaques, com os quais você poderá percorrer baías, desfiladeiros, praias de areia branca, cachoeiras, contemplar aves, silêncio, paz e a exuberância de uma natureza ainda selvagem.

Leia também:

QUE TAL CONHECER O MUNDO TRABALHANDO EM FAZENDAS ORGÂNICAS?

10 LINDOS PARQUES URBANOS NO MUNDO

Fonte foto: taringa.net




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...