Dá para escutar música no trabalho sem perder a concentração?


Tem gente que não vive sem música! Acorda e já liga o rádio, cozinha escutando música, dirige escutando música, escuta música no metrô ou no ônibus, toma banho ouvindo música… Mas, e no trabalho? Será que ouvir música atrapalha o desempenho das funções?

Alguns ambientes de trabalho são muito pesados e deixam os funcionários estressados. Será que se eles pudessem escutar uma musiquinha não ficariam mais relaxados e trabalhariam melhor? Afinal, a música estimula a criatividade e conecta pessoas.

O que as pesquisas dizem sobre a relação entre música e trabalho

Segundo uma matéria da BBC, ouvir música no ambiente de trabalho pode ser muito produtivo. O psicólogo da Universidade de Cardiff (Reino Unido) Nick Perham, que é especialista no efeito que os sons têm em nossa habilidade cognitiva, falou ao periódico britânico que: “A maioria das pessoas, ao menos em condições de escritório, realiza melhor suas funções quando fica em silêncio”.

Ele explica que a interação entre a tarefa realizada e natureza do som pode melhorar a nossa concentração, em casos em que a música for instrumental ou em uma língua que não compreedemos. Se necessitamos interpretar um texto, mas temos um som de fundo com fragmentos que conseguimos entender, pode gerar um “ruído” na concentração, conforme demonstrado em vários estudos. O especialista afirma que “escutar música instrumental é tão bom quanto trabalhar em silêncio”.

Outro especialista, Daniel Levitin, argumenta no mesmo sentido de Perham. Se uma música nos cativa, ela pode piorar a nossa concentração se temos que executar tarefas verbais.

Já se as tarefas a serem realizadas forem mecânicas e requererem menos habilidades mentais, a música pode ser bastante benéfica. “Estudos feitos em fábricas há anos identificaram que a música pode melhorar o estado de ânimo e a motivação dos operários, que acabam fazendo melhor seu trabalho”, disse Perham.

Apesar da influência da música em tarefas de distintas naturezas, há que se levar em conta a personalidade de cada um. As pessoas mais extrovertidas se sentem melhor em ambientes mais ruidosos, enquanto as mais tímidas preferem o silêncio, destaca Perham.

E você? Trabalha com música? Acha que ela estimula a sua criatividade no trabalho ou atrapalha a sua concentração?

Especialmente indicado para você:

QUAL É A MÚSICA MAIS ALEGRE DE TODOS OS TEMPOS?

A MÚSICA CLÁSSICA É UM REMÉDIO PARA O CORAÇÃO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...