A Lenda do Anel do Rei que nos ensina que tudo passará


Quando estamos em momentos de desespero, solidão ou desconforto, nós tendemos a pensar que as coisas não vão mudar, mas uma boa maneira de enfrentar as dificuldades da vida é ter a certeza de que “tudo passará”.

Quantas vezes um amigo ou alguém próximo a nós, nos vendo sofrer, nos disse, “calma que tudo vai passar”? Mesmo que isso se pareça mais com aquelas frases feitas de filosofia de banheiro, esse pensamento pode sim se revelar uma chave para abrir as portas que se encontram bem em nossa frente.

As portas podem ser representadas por um problema sentimental, uma discussão com alguém, uma dificuldade financeira e assim por diante, quaisquer situações que possam tirar a nossa tranquilidade emocional.

A lenda da mensagem escondida no anel do rei pode nos ajudar a refletir precisamente nessas circunstâncias.

anel do rei 2

A Lenda do Anel Do Rei

Diz-se que uma vez um rei chamou os homens mais sábios do reinado e lhes perguntou: “Existe um mantra ou uma sugestão que possa funcionar em qualquer situação, em qualquer circunstância, em todo lugar e a qualquer momento? Algo que possa me ajudar quando nenhum de vocês estiverem ao meu lado para me darem conselhos? Digam-me, existe um mantra assim?”

Todos os sábios ficaram surpresos com a pergunta do Rei. Uma resposta para todas as perguntas? Algo que pudesse funcionar em qualquer lugar, em qualquer situação, em cada alegria, em cada dor, em cada derrota e à cada vitória?

Eles pensaram e pensaram tantas vezes.

Até que depois de uma longa discussão, um ancião sugeriu algo que todos concordaram. Em seguida, eles foram ao Rei e levaram o resultado escrito em papel, com a condição de que o rei não visse o conselho apenas por curiosidade, mas que o guardasse e o visse somente em momentos de extremo perigo, quando o rei estivesse sozinho e sem saída.

O rei colocou o papel debaixo de seu anel de diamante. O tempo passou e os vizinhos atacaram o Reino. Foi um ataque surpresa. O rei e seu exército lutaram bravamente, mas perderam a batalha. O Rei teve que fugir a cavalo e entrar na selva.

Mas de repente o rei se viu no final de uma encruzilhada, debaixo de um penhasco onde saltar significava morrer.

Os inimigos que o seguiam estavam se aproximando e o Rei estava preocupado, parecia não ter saída. De repente viu o diamante brilhando no sol e lembrado da mensagem escondida, abriu o diamante e leu a mensagem que dizia: “Isso também passará”.

O Rei leu várias vezes a mensagem. De repente, algo mudou: sim! Isso também passará! Alguns dias atrás, eu estava no meu reino, eu era o Rei mais poderoso de todos. E agora o reino com todos os seus prazeres desapareceu e eu estou aqui tentando escapar dos inimigos. E assim como esses dias bons se passaram, até mesmo esse dia de perigo passará.

A calma voltou ao seu rosto. Ele permaneceu onde estava. O lugar estava cheio de beleza natural e ele nunca tinha visto este lugar tão bonito em seu reino. A revelação da mensagem teve um grande efeito: o rei relaxou e se esqueceu dos inimigos.

Depois de alguns momentos, ele percebeu que o barulho dos cavalos havia se afastado. Eles tinham se mudado para outro lugar, para as montanhas próximas.

O Rei era muito corajoso. Ele reorganizou seu exército e lutou novamente. Ele derrotou o inimigo e retomou seu império.

Depois da vitória, o Rei foi recebido com grande esplendor. O reino inteiro estava na euforia da vitória; chuvas de flores foram lançadas sobre o Rei como sinal de honra e reconhecimento. As pessoas cantavam e dançavam. Por um momento, o Rei disse:

“Sou um dos maiores e mais valentes Reis. Não é fácil me derrotar.” Ele percebeu uma sensação de ego surgir em si mesmo. De repente, o diamante no anel brilhou ao sol e ele se lembrou da mensagem. Ele abriu e leu novamente: “Isso também passará”. Ele ficou em silêncio. Seu rosto mudou completamente – de egoísta retornou a um estado de humildade profunda. Se isto também passará, então este momento de vitória não era seu nem tampouco a derrota fora sua. Ele foi simplesmente um espectador pois, tudo passa.

anel do rei 3

Nós somos testemunhas de tudo isso. A vida vem e vai. Felicidade vem e vai. O sofrimento vem e vai.

O que esta lenda nos ensina?

Exatamente o que dissemos no começo. Dos momentos de desespero ninguém gosta, mas eles fazem parte de nossas vidas. Podemos enfrentá-los com a sabedoria que esta lenda ensina: ‘coragem, tudo vai passar’.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Sebastião Lemes Siervi
    Publicado em 03/06/2021 às 8:35 pm [+]

    Este é meu lema tudo passa nada é pra sempre nem alegria nem tão pouco a tristeza temos que ter equilíbrio. Ótima história gostei muito.


  2. Daia Florios
    Publicado em 04/06/2021 às 8:00 am [+]

    Que bom que gostou <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...