5 Características de Pessoas Honestas


A honestidade não é uma das qualidades comportamentais mais fáceis de se encontrar nas pessoas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Basic and Applied Psychology – em 10 minutos de conversa, de cada 5 pessoas, pelo menos 1 delas contará, ao menos, uma mentira.

No entanto, ser honesto traz benefícios imediatos a si mesmo em primeiro lugar: uma outra pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que, perante uma pessoa justa e honesta o nosso cérebro reage da mesma maneira que quando temos de frente um prato da nossa comida favorita ou quando vemos um rosto bonito ou quando ganhamos, inesperadamente, dinheiro.

As cinco características que distinguem as pessoas honestas

1. Autoestima forte

As pessoas honestas são autoconscientes e têm um bom nível de autoestima (nem muito alto nem muito baixo), que não é questionada pelas opiniões ou atitudes dos outros. Essas pessoas conseguem aceitar, sem sofrimento, críticas ou comentários negativos, não têm dificuldade em admitir seus erros (e, em seguida, trabalhar sobre eles buscando melhorar) assim como, também não têm qualquer dificuldade em aceitar os erros alheios.

honestitade autoestima

Foto

2. Uma boa saúde física e mental

De acordo com os resultados do estudo “A ciência da Honestidade”, dizer a verdade aumenta o nível de bem-estar físico e mental. O comportamento desonesto, no entanto, cria transtornos e mal-entendidos podendo causar sintomas como dor de cabeça, dor de garganta, estresse e alterações de humor.

honestitade saude

Foto

3. Uso de linguagem clara e explícita

As pessoas honestas estão acostumadas a falar de forma clara e direta expressando exatamente o que sentem e pensam. Neste fluxo, no entanto, muitas vezes não se preocupam em ser “politicamente corretas”: assim os seus modos também podem ser muito diretos; as palavras escolhidas podem não ser as melhores ou serem demasiado enfáticas. A pessoa honesta, na sua expressão direta e imediata, pode recorrer a palavras consideradas como “más palavras” ou palavrões, de acordo com a cultura imperante.

honestitade linguagem

Foto

4. Correspondência entre palavras e ações

As pessoas honestas fazem o que dizem e dizem o que fazem, não exercem controle ou manipulam a realidade, não mentem ou usam de meias verdades, não tentam desviar ou chamar a atenção para outro tópico com o objetivo de distrair seu interlocutor, não se evade das situações criadas.

As pessoas honestas são o que são e não tentam ser diferentes para agradar aos outros. Pessoas honestas assumem seus compromissos, arcam com suas responsabilidade, não são arrogantes e nem têm falsa modéstia.

honestitade palavras

Foto

5. Têm mais confiança nos outros

Mentiras ou meias verdades corroem a confiança e destroem a intimidade mas, ao mesmo tempo, revelam uma falta de confiança em si mesmo e nos outros. As pessoas honestas, em contraste, são mais inclinadas ao otimismo e a acreditar que, não só a honestidade é a estratégia vencedora mas também que, os outros são, basicamente, honestos com eles. Esta é uma maneira de se olhar a vida – otimista e até ingênua – aprendida na infância e que permite a construção de relacionamentos e ligações mais fortes e significativas com aqueles com quem nos encontramos.

honestitade confiancaa

Foto

Como se costuma dizer:

Se você quer que acreditem em você, seja honesto.

Se você quer ser honesto, seja sincero.

Se você quiser ser sincero, seja você mesmo.

Especialmente indicado para você:

ESCOLHA UMA DESTAS MANDALAS E DESCUBRA SUAS VERDADES INTERNAS

AMOR PLATÔNICO EXISTE? 5 FRASES E UM SONETO PARA EXPLICAR ESSE FATO

RISCOS E RABISCOS QUE INCONSCIENTEMENTE FAZEMOS: O QUE SIGNIFICAM?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...