Essa música ajudou a prevenir centenas de suicídios, revela estudo


As pessoas já sabem o potencial que a música tem de despertar emoções e curar feridas: é a musicoterapia. No entanto, uma canção pode ir ainda mais longe.

É isso o que mostra um estudo publicado no British Medical Journal divulgado pelo Guardian.

O estudo constatou-se que a música “1-800-273-8255”, do rapper norte-americano Loggic, que faz referência ao número de telefone do US National Suicide Prevention Lifeline (EUA), provocou um aumento no número de ligações com pedidos de ajuda e uma diminuição nos casos de suicídio.

O estudo analisou os registros, após o lançamento da música, em 2017, e de dois grandes eventos – o MTV Video Music Awards 2017 e o Grammy Awards, em 2018.

Segundo a pesquisa, houve um aumento de 6.9% nas chamadas para a Lifeline nos dias subsequentes a esses eventos, e uma redução de 5.5% nos índices de suicídio.

Além disso, houve aumento de 10% nas buscas online pela Lifeline, nesse mesmo período.

“Os esforços de prevenção e educação do suicídio devem aproveitar a mídia positiva para educar o público em geral e os grupos de alto risco sobre a prevenção do suicídio sem causar danos aos indivíduos em risco. Mas um grande dilema para a pesquisa nesta área é que as histórias de esperança e recuperação recebem muito menos cobertura da mídia do que as histórias de morte por suicídio”, disseram os pesquisadores.

O poder da música é infinito, a música é uma benção divina. Nesse caso, literalmente!

A música diz :

Eu não quero chorar
Eu não quero mais chorar
Eu quero me sentir vivo
Eu nem quero mais morrer

Talvez te interesse ler também: 

Setembro Amarelo: vamos falar sobre suicídio. A cada 45 minutos alguém se mata

Jovem é premiada por espalhar mensagens contra a depressão e evitar suicídios

Suicídio entre homens é maior do que entre mulheres




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...