Perigo! Energético não é refrigerante: estudo confirma graves efeitos ao coração


Índice

Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que os energéticos são nocivos para a saúde cardiovascular.

Um estudo liderado pelo Professor e Doutor Ivan Rusyn, do departamento de Biociências Integrativas Veterinárias do Texas A&M College, comprovou que algumas bebidas energéticas causam efeitos adversos nas células musculares do coração.

O estudo

Para realizar esse estudo, os pesquisadores utilizaram cardiomiócitos gerados a partir de células-tronco induzidas por humanos e cultivadas em laboratório. Quando expostas às bebidas energéticas, houve um aumento na taxa de batimento cardíaco e danos na função do canal iônico.

Segundo os especialistas, esse resultado no corpo humano representa quadros como arritmias, cardiomiopatia, aumento na pressão arterial e diversos outros problemas cardiovasculares.

Perigo!

O aumento no consumo de bebidas energéticas, bem como o livre acesso a elas por todas as idades, torna a situação ainda mais preocupante.

Adolescentes, principalmente, estão fazendo dos energéticos uma bebida comum, assim como um refrigerante.

Nesse estudo foram avaliadas 17 marcas, analisando cada um dos componentes. Os ingredientes responsáveis pelos efeitos negativos nos cardiomiócitos são a teofilina, a adenina e o azelato.

Isso acendeu o alerta sobre o consumo de bebidas energéticas em todo o mundo, principalmente em pessoas com doenças pré-existentes. Atletas e praticantes de atividade física devem analisar se compensa correr o risco de desenvolver problemas cardíacos em prol do aumento de performance.

Os pesquisadores alertam ainda para que a Food and Drug Administration analise a composição dessas bebidas e repensem sobre os dizeres contidos nos rótulos. Os consumidores precisam ser alertados sobre os efeitos adversos que elas podem causar à saúde.

Talvez te interesse ler também:

Modinha do TikTok: crianças e adolescentes bebendo energético é um perigo!

Zero refrigerante e outras bebidas açucaradas (nem suco natural) a crianças menores de 5 anos

Álcool com energético: uma bomba que mata




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...