Como dizer à minha mãe que estou grávida

  • atualizado: 
como-dizer-mãe-grávida

Quando aparece o positivo no teste, a cabeça entra em um turbilhão de emoções. A notícia que muda a vida de qualquer mulher nem sempre é uma novidade fácil de assimilar. Imagine então para uma adolescente que, sentindo os primeiros sintomas da gravidez, como enjoo, tontura, azia, ausência de menstruação, aumento do apetite, vê o corpo passar por uma revolução.

A mente também recebe o impacto da informação de que há um bebê a caminho. A tendência é que quanto mais jovem for a mulher, mais difícil será a aceitação.

Mas, calma, com o tempo tudo se reestrutura.

Se você é uma jovem ou uma adolescente que recém soube que vai ser mãe, veja abaixo algumas dicas de como contar para seus pais a notícia.

1. Não adie

Apesar de difícil, a conversa sobre o assunto não pode demorar muito. Não somente porque a gravidez vai começar a aparecer, em alguns casos, até bem cedo; mas também por que adiar falar sobre isso pode despertar nos pais sentimentos angustiantes, conflituosos, dificultando a aceitação da novidade. É importante mostrar que se importa com o que eles sentem, que quer contar com o amor e aceitação deles nessa nova fase.

2. Escolha um momento apropriado

Opte por contar a novidade em um momento em que vocês possam conversar bastante e tranquilamente. Avalie se os pais estão calmos e receptivos, antes de dar a notícia. Talvez valha a pena solicitar que eles sentem para conversar com você, como uma "reunião de família", mesmo que vocês não tenham o hábito.

3. Respeite os sentimentos alheios

É um momento delicado na vida dos pais. Coloque-se no lugar deles. Embora todo mundo concorde que uma criança traz muitas alegrias, existe uma série de outras questões que vão passar pela cabeça de seus familiares, quando contar a notícia. Eles podem ter sentimentos conflituosos a esse respeito, mas nada que o tempo não trate de suavizar. Respeite os sentimentos deles. Tenha empatia e paciência.

4. Seja direta e clara

Não faça muitos rodeios para contar a notícia. Seja direta, clara e respeitosa. Evite se justificar demais, mas também deixe claro que a gravidez não vai fazer você abandonar os estudos ou desistir dos seus sonhos. Os pais tendem a temer que isso aconteça. Acalme eles a esse respeito.

5. Lembre-se que a decisão é tua (e a responsabilidade também)

Quando contar a respeito para seus pais, lembre a eles que você vai cuidar do teu filho da melhor forma possível e não vai tentar "terceirizar" a educação e os cuidados que a criança vai exigir. É comum que os pais tenham receio de ficar com a sobrecarga de criar o neto, tendo em vista que a filha é muito jovem.

Mostre que você terá maturidade para ser a mãe, com todas as dores e delícias. Mas ressalte a importância deles para o futuro neto. É essencial também ter em mente que a gravidez é sua, e que as decisões têm que ser pensadas por você e pelo pai da criança, se ele for presente.

Talvez te interesse ler também:

QUANDO A RELAÇÃO TERMINA E VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA

TESTES DE GRAVIDEZ, CASEIRO E DE FARMÁCIA. SÃO CONFIÁVEIS?

1ª SEMANA DE GRAVIDEZ: OS SINTOMAS E O QUE FAZER

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!