Brasil é campeão em transplante público de órgãos


Imagine a importância de receber um órgão que poderia salvar tua vida? Pois é, e o Brasil é um campeão nisso.

Quase 100% dos transplantes de órgãos feitos no Brasil, são realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde considera que “este é o maior programa de transplantes públicos do mundo“.

Dados recentemente divulgados por este ministério revelam que o número de doadores de órgãos aumentou em 7% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. E o mesmo ministério acaba de lançar uma campanha para incentivar cada vez pessoas a doarem seus órgãos.

Milhares de pessoas aguardam pelo recebimento de órgãos, dentre estes, o mais requisitado são os rins. Já os pulmões são que têm maior demanda e menor oferta.

Contudo que as notícias sejam encorajadoras, ainda há muito o que ser melhorado no serviço. Algumas regiões sequer possuem equipes e ou centros de transplantes e, no geral, é necessário aumentar a captação de órgãos.

Setembro é o mês da conscientização sobre a doação de órgãos, o Setembro Verde.

A meta do nosso Ministério da Saúde é atingir até o final deste ano, o maior número de doação de órgãos no Brasil desde 2014.

Como se tornar um doador de órgãos?

Explica o site do Ministério da Saúde que existem dois tipos de doador de órgãos: o doador vivo – que pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde (rins, partes do fígado, da medula óssea ou do pulmão) – E o doador morto, pessoas que tiveram morte encefálica, geralmente vítimas de AVC ou acidentes.

Pela lei brasileira, podem doar em vida os cônjuges ou parentes até o quarto grau. Não parentes precisam de autorização judicial.

Converse com tua família

No Brasil, a doação de órgãos é feita mediante autorização familiar. Converse com tua família e deixe claro o teu desejo de ser doador. Desse modo, teus parentes irão autorizar a doação de teus órgãos.

Atualmente, a média do consentimento familiar para doação, gira em torno dos 58% dos casos. É preciso aumentar esse número!

Acesse aqui o site do Ministério da Saúde onde estão disponíveis todas as informações sobre doação e transplante de órgãos.

Salve vidas!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...