Sonilóquio: o que é e porque se fala enquanto se dorme


Falar durante o sono: já aconteceu com você? Se você estiver por perto de alguém que começa a falar enquanto dorme, você pode literalmente pular da cama de susto. Uma voz que de repente sai no escuro da noite e aparentemente diz coisas insensatas é, de fato, assustador!

Igualmente assustador pode ser a possibilidade de falar “demais” enquanto se dorme, por exemplo revelando os segredos mais escondidos do nosso ser.

Fato é que algumas pessoas realmente são capazes de conversarem enquanto dormem. Mas por que isso acontece?

Bom, esta é uma questão para a qual a ciência ainda não conseguiu dar uma resposta precisa, mas várias hipóteses foram formuladas, algumas das quais podem até ser sinalizar presença de patologias em um estágio inicial. Mas nada demais para se preocupar, pois não indicaria nenhum problema sério.

O que é certo é que, quem mais “sofre” de sonilóquio são acima de tudo as crianças e os adultos, em particular, em estado de estresse ou em estados febris.

O que é o sonilóquio

Trata-se de uma manifestação normal da atividade noturna do cérebro que, nós sabemos bem, não “adormece” completamente, mas está em atividade contínua. Isso também leva à formulação de pensamentos inconscientes que, em alguns casos, nos empurram a falar alto e a dizer frases insignificativas, independentemente de se estar sonhando ou não.

Falar no sono é muito comum em crianças, onde a coordenação entre os centros cerebrais que controlam a linguagem e os músculos do rosto ainda não estão completamente desenvolvidos.

No entanto, pode acontecer de os adultos também conversarem durante o sono e isso parece estar ligado a condições particulares de estresse ou a um estado simples de febre.

Em geral, o sonilóquio é portanto um sintoma de fadiga física e mental excessiva, não vem a ser considerado uma doença real, mas pode ser o sintoma de algumas doenças neurológicas ou de outros distúrbios do sono, como o bruxismo, o terror noturno ou pânico noturno (o medo de adormecer) ou de uma apnéia obstrutiva do sono.

O que se diz durante o sono?

Um estudo francês tentou decifrar o que se diz enquanto se dorme.

Em uma amostra com 232 voluntários acometidos por parassonias (distúrbios do sono que também levam a falar dormindo) dispostos a dormirem por duas noites seguidas no laboratório, os pesquisadores realizaram uma polissonografia, um teste que avalia todos os parâmetros relacionados ao sono.

Desta forma, os pesquisadores registraram 883 episódios de fala durante o sono: 59% dos episódios se referiram a resmungos, gritos, risos e sussurros, enquanto eles também conseguiram capturar 3349 palavras inteligíveis. Aqueles que mais falaram foram os homens e a palavra mais falada era “não”, ou, de qualquer forma, uma recusa e depois, perguntas. 10% das palavras faladas eram insultos, geralmente dirigidas a um interlocutor não identificável.

Por que se fala durante o sono?

Desta mesma pesquisa também surgiu que o sonilóquio é mais frequente em pessoas que vivem em uma situação de conflito na vida e que, quando se fala no sono, utilizam-se os mesmos circuitos cerebrais que durante o dia nos permitem de respeitar uma certa sintaxe, semântica e de esperar que o interlocutor responda.

Especialmente se falar enquanto se dorme estiver associado a outros distúrbios, o sonilóquio estaria enquadrado, de acordo com especialistas, na categoria dos distúrbios do sono, para que se possa determinar se se trata de um evento isolado ou não, e para poder estabelecer um diagnóstico e um possível tratamento, que não implique necessariamente no uso de medicamentos.

Dicas para dormir tranquilo

Se o estresse for a causa do sono agitado e com muitas falas, é preciso tentar relaxar, pelo menos na hora de dormir. Durante o dia tente dedicar algum tempo à uma atividade prazerosa, massagem, yoga, meditação ajudam muito a aliviar o estresse. Mas, sabemos, que isso não é possível a todos.

Então, para termos uma ótima noite de sono, uma dica simples, mas fundamental para o cérebro se repousar, é dormir em um lugar silencioso, portanto, desligue a TV antes de dormir. Além disso,

  • adormeça apenas no quarto, e no escuro
  • desligue todos os equipamentos eletrônicos e as luzes de stand by
  • jante apenas comidas leves
  • evite beber bebida alcoólica
  • mantenha os quartos limpos e em uma temperatura adequada, nem muito quente nem frio demais.

Sobre dormir bem, talvez te interesse ler também:

NO DIA MUNDIAL DO SONO, 7 CONSELHOS PARA DORMIR BEM

DORMIR BEM É UMA RIQUEZA COMPARÁVEL A GANHAR NA LOTERIA!

QUEM DORME MAIS SE ALIMENTA MELHOR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...