Remédios Eficazes para Tratar Pano Branco


A pele é um dos órgãos mais sensíveis e mais expostos do corpo humano. Por esse motivo, qualquer alteração nela é logo percebida, e, muitas vezes, até mesmo se torna motivo de uma perda considerável na autoestima.

É importante, por uma questão de saúde, e também estética, se atentar às várias alterações que a pele pode apresentar. O pano branco, por exemplo, é um problema bem simples, mas pode ser persistente.

Saiba abaixo o que é exatamente essa doença, quais os sintomas e prevenções e como tratar, de modo natural.

O QUE É PANO BRANCO

O pano branco é o termo popular para a Pitiríase Versicolor, uma micose provocada por fungos que habitam a pele.

Em situações normais, o organismo convive bem com esses fungos, no entanto, algumas situações, como queda da imunidade, excesso de oleosidade da pele, problemas hormonais e suor excessivo, podem fazer esse micro-organismo provocar as reações nocivas à pele.

Um dos efeitos disso é que o fungo do pano branco libera uma substância na pele chamada ácido azeláico, que compromete a produção de melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele.

Por isso um dos efeitos do pano branco é a presença de manchas brancas.

Vale lembrar que essa micose não é contagiosa.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO PANO BRANCO

O principal sintoma do pano branco é a presença dessas manchas, que possuem tons mais claros e podem ficar espalhadas pelo corpo, principalmente, em regiões como o pescoço costas e ombros.

Em alguns casos, pode haver coceira.

COMO PREVENIR O PANO BRANCO

Para prevenir o pano branco, algumas medidas podem ser efetivas:

  • Evitar lugares quentes e úmidos
  • Não passar óleos quando estiver exposto ao sol
  • Secar bem a pele, principalmente após frequentar clubes e piscinas
  • Usar roupas leves
  • Controlar a oleosidade da pele

REMÉDIOS CASEIROS PARA TRATAR PANO BRANCO

O pano branco tem cura e pode, inclusive, sumir sozinho.

No entanto, casos muito persistentes devem ser avaliados pelo dermatologista.

É possível também utilizar soluções naturais para tratar o problema.

Conheça abaixo algumas remédios caseiros:

  • Bicarbonato de sódioColoque 3 colheres de bicarbonato de sódio em um litro de água e misture. Depois de tomar banho, passe esse líquido nas regiões afetadas, e deixe agir por 10 minutos.
  • EnxofreFaça uso de 1 pitada de enxofre todos os dias, juntamente com as refeições.
  • LimãoEsfregue meio limão nas regiões afetadas, e deixe agir por 15 minutos. Depois enxágue bem.
  • PepinoCorte um pepino, coloque de molho em um pouco de álcool e deixe essa mistura descansar por 2 dias. Depois é só passar na região do pano branco.
  • Ácido bóricoMisture um pacote pequeno de ácido bórico em meio frasco de álcool. Aplique diariamente essa mistura no local da micose.
  • Folhas de aipiFerva por 15 minutos 3 folhas de aipim e 250 ml de água. Depois coe e passe essa mistura na região afetada.

CONSULTE UM MÉDICO

Como dito acima, em casos muito persistentes, o ideal é consultar um médico especialista, neste caso, um dermatologista, para que este possa avaliar a situação de cada caso em particular, diagnosticar e indicar o melhor tratamento.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...