A UFRJ quer saber de você internauta: o que te leva ao Instagram e ao Pinterest quando o tema é câncer? 


Um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aprovado no edital Cientistas da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro, quer saber o que leva milhares de internautas ao Instagram e ao Pinterest, quando o tema é câncer.

A proponente do projeto é Claudia Jurberg, coordenadora do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ.

A importância do projeto

Com o grande acesso das pessoas à internet e às mídias sociais (Facebook, Twitter, sites e blogs em geral), os recursos para se informar mudaram completamente e foram incrementados. Todos nós podemos produzir e ou difundir notícias e informações em tempo real.

A proposta da pesquisa faz as seguintes perguntas:

  • Diante desse panorama, quais as redes sociais existentes sobre o câncer?
  • Essas redes atraem e engajam o público?
  • Quais os interesses que os movem e quais tipos de publicações os sensibilizam?

O projeto da UFRJ especificamente busca identificar os conteúdos publicados em duas mídias sociais bastante seguidas pelos brasileiros: o Instagram e o Pinterest, tentando entender o engajamento do público nestas mídias, através de um estudo de análise dos comentários dos seguidores em temas sobre alimentação e câncer.

Desta investigação, o estudo quer entender o engajamento do público para poder propor novas formas de comunicação sobre saúde, e para a divulgação específica da temática câncer junto ao público jovem, que provavelmente é menos preocupado com esta doença que atinge mais pessoas na terceira idade.

Como participar

A UFRJ te convida a participar desta pesquisa para ajudar a encontrar melhores meios de divulgação de informações importantes sobre saúde e alimentação, especialmente sobre o câncer, uma doença que, como se sabe, tem boas chances de cura se diagnosticada em tempo e que, assim como muitas outras, deve-se trabalhar na prevenção.

Clique aqui para responder ao questionário de apenas um minuto.

GreenMe divulga esta pesquisa dada a importância e relevância social de um tema sobre o qual falamos bastante.

Fonte foto: Programa de Oncobiologia – UFRJ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...