Depilação masculina: homens também se depilam. Conheça métodos e resultados


É moda, estética, praticidade, necessidade ou simples curiosidade. O fato é que os homens também se depilam. Gays, heteros, trans isso não importa. Tampouco importa se há quem goste, pois, como tudo na vida, há prós e contras. O importante é escolher um método que não cause problemas à saúde e ser feliz com a sua escolha. Afinal, o importante é estar bem consigo.

Depilação masculina, uma necessidade

Há quem não goste de homem depilado, mas quem tem que gostar, primeiramente, é ele. E, em alguns casos, pode ser uma necessidade. O cara pode ser, por exemplo, um nadador ou um outro esportista que “precisa” se depilar porque a depilação reduz o atrito do corpo com a água, conforme explica o Raia Oito, pois os pelos corporais adicionam superfície de atrito durante uma competição. Ou seja, é uma questão de performance, já que nas competições centésimos fazem toda a diferença. Um estudo feito pela East Carolina University afirma que o aumento no desempenho de nadadores pelados, em comparação com os peludos, é de cerca de 5%.

Em outros esportes, os pelos também podem fazer diferença no desempenho dos atletas. É o caso do UFC. Muitos lutadores depilam as axilas, pois quando estão com pelo causam assaduras depois de treinos longos, por causa do atrito entre os pelos e a pele, explica o Área H.

Também os ciclistas preferem a depilação, pois a falta de pelos melhora a aerodinâmica, a limpeza dos ferimentos e a eficácia das massagens para recuperação muscular depois de provas ou longos trajetos em treinos.

Também há casos em que o homem tem as mãos muito peludas e trabalha em determinadas áreas (gastronomia ou cirurgião, por exemplo) que, por uma questão de higiene, é melhor depilar. Enfim, vamos abrir a mente e entender que podem existir muitas razões para que um homem sinta a “necessidade” ou a vontade de depilar algumas partes de seu corpo.

Depilação masculina, uma vaidade

depilaçao masculina 1

E por que não se depilar por vaidade? Se o homem tem pelos em excesso, se acha que fica com cheiro de corpo (o famoso CC) muito forte com a cabeleira na axila ou se acredita que suas mãos ou peitos ou costas se parecem com um lobisomen, por que não se depilar?

E as partes íntimas? Bom, pode uma ser vaidade também. Por muitos anos os homens sequer pensavam em depilar a região genital. No máximo, alguns aparavam os pelos com uma tesourinha. Mas agora a depilação íntima tem ganhado muitos adeptos, mas não devemos nos esquecer que os pelos têm (ainda) suas vantagens e os pelos íntimos protegem a área genital.estudos que dizem que a depilação íntima total pode aumentar o risco de DSTs.

Depilação masculina: métodos

Como é que os homens se depilam? Veja aqui as técnicas para eles, que são, praticamente, as mesmas para elas. A Depylaction explica cada uma.

Depilação com lâminas descartáveis

Esse parece ser o método mais barato disponível e mais facilmente executado por você mesmo. É muito fácil e prático, pois basta escolher uma boa lâmina e usar um gel ou creme de barbear para ajudar o objeto a deslizar com mais facilidade.

O problema é que os pelos crescem rápido.

Cremes depilatórios

Os cremes de depilação são outro recurso prático para quem quer se depilar em casa. É só aplicá-los sobre a área desejada, depois de limpa, e deixar agir por algum tempo (cerca de 10 a 15 minutos). Depois é só enxaguar a região.

Depilação com cera (fria ou morna)

depilaçao masculina 2

Esse método é mais duradouro, mas algumas pessoas sentem dor. O método consiste em espalhar a cera pela região a ser depilada e depois puxá-la para arrancar os pelos pela raiz.

Depiladores e aparadores elétricos

Também é feito em casa, pois os depiladores e aparadores elétricos dispõem de um sistema eletromecânico com discos giratórios que extraem, pela raiz, vários pelos simultaneamente.

Fotodepilação

É um dos métodos mais eficazes e duradouros de depilação masculina. A fotodepilação, também conhecida como depilação por luz pulsada, destrói a célula que dá origem ao pelo com a aplicação de feixes de luz, que são regulados conforme a pele e o tipo de fio.

O método é mais suave e seguro, reduzindo, inclusive, o risco de queimaduras.

Depilação a laser

Essa é a opção mais definitiva. Braços, mãos, barba, partes íntimas, a lista é longa, para quem quer se livrar dos pelos de uma vez por todas. Mas calma, pois (apesar de não ser garantida que a depilação a laser seja realmente definitiva) as decisões do tipo “para a vida inteira” podem gerar arrependimentos.

A depilação a laser é muito eficaz na eliminação dos pelos quase em toda sua totalidade, porque a luz do laser destrói a matriz dos fios, impedindo o seu crescimento.

Depilação masculina: resultados

depilacao masc antes depois

O que os homens ganham se depilando?

Dependendo do caso, ganham autoestima (muitos não gostam de ser peludos por terem recebido na infância apelidos como urso ou lobisomem).

Também ganham melhor rendimento nas práticas esportivas, como vimos.

Ganham praticidade e higiene, pois, com o calor, regiões como as axilas suam, e cheiram, menos sem pelos.

E até ganham melhor visualidade aos músculos (muitos fazem isso), embora muita gente ache isso criticável.

Há quem diga que a depilação melhora a pele, pois muitos homens sofrem com foliculite (pelos encravados), sobretudo, fazendo a barba.

Enfim, cada um é que deve saber o que é melhor para si e o que lhe deixa mais feliz. Claro que informação é sempre útil para escolher o melhor método para cada caso.

Por fim, vejamos alguns cuidados que os homens devem ter depois de se depilarem:

Cuidados com a pele depilada

A pele masculina também requer alguns cuidados pós depilação, pois fica irritada e mais sensível.

* Hidratação é tudo para a pele depilada, além disso, hidrate-se internamente bebendo sempre água. Veja aqui 10 Opções de hidratantes naturais para corpo e rosto

* Cuidado para não usar sabonetes esfoliantes depois de se depilar pois, podem causar ainda mais irritação à pele. Além disso, .

* Evite produtos cosméticos feitos com álcool, geralmente os pós-barbas levam álcool na composição para fazer a limpeza dos cortes, mas eles podem arder e até ressecar a pele, como explica o Tipos de Barba.

* Proteja sempre a pele do sol forte, principalmente depois de se depilar quando ela está mais sensível ainda, e pode se queimar com facilidade, além de poder ficar manchada.

* Também seria de bom tom evitar, logo após a depilação quando a pele pode ter minúsculos microcortes, de frequentar praia e piscina para evitar infecções.

Especialmente indicado para você:

FOLICULITE: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

CANDIDÍASE NO HOMEM: SINTOMAS, TEMPO DE CURA E REMÉDIOS NATURAIS

ESTRESSE: A MULHER DESCARREGA NA COMIDA E O HOMEM NO SEXO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...