Estima-se que duas em cada três pessoas sofrerão com dor na nuca ao menos uma vez durante a vida. Em casos agudos, incapacita a realização de atividades simples e corriqueiras. Veremos que apesar do incômodo gerado pela dor na nuca, é possível a realização de exercícios simples para aliviá-la efetivamente.
Causas da dor na nuca
Embora existam diversas teorias a respeito da dor na nuca, não existe um consenso geral a respeito das suas causas. Sabe-se que quadros como o estresse ou trauma muscular podem recorrentemente ocasionar dores na nuca, mesmo que não sejam os únicos desencadeadores. Dentre as causas mais comuns estão:
• Permanecer prolongadamente na mesma posição, como o uso excessivo de computadores e celulares
• Estresse
• Dormir de mau jeito
• Irritação e preocupação
• Lesão muscular
Leia mais: JOVENS E CRIANÇAS COM “PESCOÇO DE SMS’: CULPA DO SMARTPHONE
Dentre os tipos mais comuns de dor na nuca estão:
• Dor na nuca por torção ou pressão, muito frequente em acidentes de trânsito com automóveis
• Dor na nunca inespecífica que se acomete sem aparentar uma causa aparente
• Torcicolo ou dor aguda na nuca, muitas vezes sem causa pontual, podendo ser oriunda de noites mal dormidas, estresse ou lesão muscular
4 exercícios super eficazes para dor na nuca
Em termos gerais, a dor na nunca não representa grandes perigos para o organismo como um todo. Normalmente, quando não passa no mesmo dia (nos casos mais simples), tende a desaparecer naturalmente durante os dias, não sendo comum que dure mais de uma semana. De qualquer maneira, a permanência da dor na nuca pode ser insuportável dependendo do caso. Quanto mais aguda, mais difícil de realizar qualquer atividade.
A primeira observação que devemos ter sempre em mente é de tentar realizar as atividades normalmente, embora pareça difícil. Movimentar o corpo, os músculos e, principalmente o pescoço, será essencial para que a estrutura muscular comece a se recuperar.
Nos 4 exercícios a seguir, é necessário estar sentado em uma cadeira com a coluna ereta e os pés retos plenamente encostados sobre o chão. As coxas devem ficar em um ângulo de 90° em relação à coluna. Estando na posição correta, podemos começar:
Exercício 1
Estando na posição correta, abaixe o pescoço para frente suavemente na direção do peito, aproximando o máximo quanto possível o queixo do peito. Assim que o queixo se aproximar do peito, retorne a cabeça vagarosamente para a posição inicial. Repita o exercício por, pelo menos, mais 10 vezes. Este exercício trabalhará o movimento geral muscular do pescoço.
Exercício 2
Este exercício trabalhará a flexibilidade do pescoço. Olhando para frente, mova a cabeça em direção ao ombro direito o mais próximo que puder de forma suave. Em seguida, retorne para a posição inicial e mova para o lado esquerdo. Repita pelo menos 10 vezes de cada lado.
Exercício 3
Ainda trabalhando a flexibilidade, neste exercício viramos a cabeça para o lado direito o máximo que pudermos (lembrando sempre de não mover o corpo). Em seguida, voltamos suavemente para a posição inicial e, olhando então para o lado esquerdo, virando o pescoço lentamente. Assim como os anteriores, deve ser feito pelo menos 10 vezes para cada lado.
Exercício 4
Na posição orientada, sem mover o pescoço, mova o queixo para trás sem mover a cabeça, como se estivesse comprimindo-o. Em seguida, mova-o para a posição natural da face. Repita os movimentos lentamente 10 vezes.
Orientações gerais sobre dor na nuca
Embora tenhamos visto que a dor na nunca não representa perigo e pode ser facilmente tratada em casa com 4 exercícios super eficazes, é sempre importante procurar pela opinião de um médico ou profissional de saúde a fim de obter orientações adequadas para teu quadro, caso julgue necessário.
Especialmente indicado para você:
COMO CORRIGIR A POSTURA: DICAS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS
DOR NA CERVICAL: SINTOMAS E CAUSAS COMUNS
DOR NAS COSTAS: 12 MITOS QUE DIFICULTAM A CURA