Astenia – Sintomas, Tratamento e os Remédios Naturais


A astenia é uma condição psicofísica que traz consigo como principais sintomas, o cansaço e a falta de força. Existem várias razões pelas quais o problema pode surgir, bem como vários remédios naturais que podem ser usados em sua ajuda.

ASTENIA, SIGNIFICADO MÉDICO

Astenia é um termo médico que designa a fadiga.

Na vida de todos nós, há períodos muito intensos que podem levar a um sentimento de cansaço muito forte e profundo, que pode até resultar em um verdadeiro esgotamento psicofísico.

O estresse é uma das muitas razões pelas quais uma pessoa pode experimentar uma tremenda falta de força, vontade de fazer nada ou muito pouco, um cansaço que se verifica inclusive quando se está em repouso.

Esta situação muitas vezes também traz consigo traços psicológicos, um sentimento de sonolência, insatisfação, tédio, peso ou ansiedade.

Obviamente, cada caso é um caso e nem sempre todos esses sintomas estão presentes juntos.

Primeiramente, é importante entender quais são as causas que provocaram o problema e nem sempre a culpa é somente do estresse.

ASTENIA, CAUSAS

As possíveis causas da astenia são realmente muitas. Vão desde um simples período cheio de compromissos sociais e de trabalho até sérias patologias. Nem sempre é fácil encontrar suas causas, mas é claro que é muito importante ir a fundo para poder agir sobre a causa, em vez de apenas atuar no alívio dos sintomas.

A astenia pode ser devida, por exemplo, à presença de anemia, portanto, neste deve-se corrigir as deficiências que enfraquecem o corpo e fazem com que ele se sinta sempre cansado, mesmo com o menor dos esforços.

Pode ter a ver também com patologias da tireoide (em particular o hipotireoidismo), diabetes, mas também deficiências nutricionais em sais minerais e vitaminas, além de patologias mais ou menos severas como a gripe, as doenças infecciosas ou as neoplasias.

Muitas vezes, o cansaço ocorre durante as mudanças sazonais, períodos do ano em que nosso corpo é submetido a um maior estresse, resultando em perdas de energia. Particularmente delicadas são as passagens do verão ao outono e do inverno à primavera.

E até mesmo condições fisiológicas, como a gravidez, especialmente nos últimos meses, podem levar a mulher ao problema da astenia.

Para entender a causa desse cansaço, é bom perguntar à opinião do seu médico que, se necessário, irá prescrever exames de sangue especiais ou outros.

ASTENIA, SINTOMAS

Os principais sintomas, como mencionados acima, são um grande e constante sentimento de cansaço, falta de forças física e mental, lentidão de movimentos, sonolência, dificuldade de concentração ou mesmo de se lembrar das coisas.

Mas também há efeitos colaterais que podem aparecer como:

  • pressão arterial baixa,
  • dores de cabeça,
  • dores musculares e articulares,
  • perda de peso,
  • perda excessiva de cabelo e ou
  • náuseas.

Muitas vezes o sistema nervoso também é afetado, e portanto, quem sofre de astenia pode ter problemas de ansiedade, depressão, taquicardia e insônia.

Na maioria dos casos, estes são sintomas transitórios que, uma vez identificados e tratados, desaparecem em pouco tempo.

ASTENIA, ALIMENTAÇÃO

Uma boa dieta em caso de astenia pode ajudar e muito, especialmente se a astenia for devida à deficiências nutricionais.

Na verdade, existem vários alimentos úteis para dar força e energia ao corpo de forma completamente natural.

Estes são em particular os vegetais, especialmente os vegetais de folhas verdes, mas também a beterraba, as frutas secas, oleaginosas, os grãos integrais (aveia é excelente), uvas, chocolate amargo (rico em magnésio), leguminosas e alimentos ricos em com probióticos como o iogurte.

beterraba

Outros alimentos também ótimos para levantar aquela força, dada a sua riqueza de propriedades nutritivas, são o gérmen de trigo e as leveduras nutricionais.

Com relação ao café da manhã, em caso de astenia, que tal experimentar o creme Budwig para começar o dia com disposição?

CREME BUDWIG: COMO PREPARAR E PORQUÊ FAZ BEM

Evite o tanto quanto possível alimentos e bebidas pesadas para o corpo que podem contribuir para uma maior fadiga. Ou seja, evite carne vermelha, frituras, álcool e produtos lácteos.

ASTENIA, REMÉDIOS NATURAIS

erba mate 2b

Existem vários remédios naturais que podem ajudar a tratar a astenia. Entre os mais eficazes e conhecidos, estão o ginseng e a rhodiola, que de fato são capazes de ajudar o organismo a se adaptar às novas condições (por exemplo, para aumentar a resistência ao estresse e à fadiga).

Na medicina chinesa recomenda-se o gengibre como tempero útil para combater o cansaço e a fadiga, enquanto na América do Sul a nossa Erva Mate é muito usada como energizante.

Na Austrália usa-se o Banksia Robur, uma flor ideal contra o cansaço, especialmente durante as mudanças de estação.

Outros energizantes naturais que você pode experimentar são a spirulina, a maca peruana, o guaraná e o feno-grego.

Em alguns casos, também pode ser útil tomar suplemento de magnésio e vitaminas do complexo B. Pergunte ao médico sobre as doses indicadas para o teu caso em particular.

Qualquer remédio contra a astenia, mesmo que naturais, deve ser usado mediante consulta e recomendação de um especialista que será capaz de aconselhar sobre a posologia e o tempo de tratamento.

Por fim, outras dicas úteis para tratar astenia consistem em passar mais tempo ao ar livre e fazer exercícios de respiração e de yoga que ajudam a relaxar e ao mesmo tempo combater a fadiga.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...