Como melhorar a concentração e a memória com técnicas ayurvédicas


Uma ciência indiana praticada há mais de 3.000 (e ainda desconhecida pela maior parte das pessoas), A ayurveda tem o poder de reequilibrar o organismo e a mente, mesmo em tempos tão conturbados onde quase todos sofrem com algum tipo de problema de memória e concentração.

O melhor da prática ayurvédica é que tudo é feito através de alimentação natural, um contraponto aos atuais mendicamentos industrializados que causam diversos efeitos colaterais no organismo. Veremos aqui técnicas ayurvédicas que ajudam a melhorar o foco e a concentração de forma natural.

O que são técnicas ayurvédicas

Ayurveda nada mais é do que um dos sistemas medicinais mais antigos da humanidade. Conhecido há pelo menos 3.000 pelos registros históricos, esta ciência vem sido praticada pelos indianos com grande eficácia no tratamento das mazelas da mente e do corpo sem a aplicação de agentes externos, como os medicamentos industrializados.

Práticas ayurvédicas

As práticas ayurvédicas são práticas de equilíbrio do organismo e da mente. Esta ciência entende, de forma direta, que nossa mente e nosso organismo são um reflexo direto do nosso comportamento diante do mundo. Desta maneira, tudo o que ingerimos (ou toda a forma que agimos) influenciará na exteriorização de nossa saúde.

Em outras palavras, devemos sempre nos abastecer dos nutrientes necessários para que haja o pleno funcionamento da mente e do organismo, especialmente quando lidamos com a concentração.

Ervas naturais para a concentração

eravas naturais

Ervas naturais são frequentemente recomendadas para a realização de práticas ayurvédicas na melhora da concentração, As ervas devem ser adicionadas à nossa alimentação para que possam tomar o papel de medicamentos naturais. Segundo a ciência ayurvédica, a ingestão de determinadas ervas deve ser constante para que tenhamos seus efeitos cotidianamente. Há algumas ervas comumente recomendadas para melhorar a memória e a concentração:

Ginseng

Ginkgo biloba

• Brahmi

• Gotu kola

Kava kava

Para que os efeitos sejam sentidos, estas ervas devem ser adicionadas em uma dieta diária. Em poucos dias será possível perceber efeitos incríveis de melhora na saúde da mente, incrementando a concentração e a memória. É basicamente como se estivéssemos fazendo qualquer tipo de tratamento, por isso as ervas devem ser ingeridas diariamente. Claro, lembre-se sempre de consultar um médico antes. Outras ervas recomendadas são a hortelã e o manjericão.

Leia também: INTERAÇÕES ENTRE PLANTAS, EM CHÁS OU CÁPSULAS: É PRECISO FICAR ATENTO

Forneça nutrientes para o cérebro

Além da saúde oriunda das ervas, o cérebro precisa estar constantemente abastecido com os nutrientes necessários para seu pleno funcionamento. Em termos gerais, o cérebro precisa apenas de alguns impulsionadores que auxiliarão a recuperar o poder da memória, foco e concentração. Utilize dos seguintes alimentos diariamente:

Tomate (por ser rico em licopeno para prevenir a demência)

Brócolis (pelas altas quantidades de vitamina K para atividades cognitivas)

Nozes (ricas em vitamina E prevenindo obstruções mentais)

Exercite a mente e o cérebro

O cérebro funciona como qualquer outra parte do corpo. Se não usarmos, para de funcionar direito. Parece uma verdade dura, e é. Assim como nos exercitamos fisicamente quando desejamos ganhar músculos, devemos exercitar o cérebro para que suas capacidades cognitivas aumentem (ou para que não decaiam).

Uma forma simples de exercitar o cérebro é através da leitura. O hábito de ler cotidianamente trará incríveis resultados. Além disso, podemos fazer bom uso dos jogos de lógica como as palavras-cruzadas ou o sudoku, jogo de números incrivelmente divertido.

Atividades em grupos também são altamente recomendadas. Jogos interativos que proponham atividades escritas ou de cálculo são bem-vindos. Um jogo que todos conhecem e podem praticar para melhorar a qualidade do raciocínio é o xadrez.

Leia tambèm: OS JOGOS DE TABULEIRO SÃO BONS PARA O CÉREBRO

Orientações gerais sobre ayurvédica

É importante ter em mente que a ciência ayurvédica é uma ciência complementar, ao menos no ocidente. Portanto, é importante sempre procurar pela opinião de um profissional de saúde antes de optar por iniciar qualquer dieta deliberadamente em substituição a qualquer outro tratamento.

Especialmente indicado para você:

AYURVEDA: O QUE É E COMO SE APLICA

GUIA PARA CROMOTERAPIA: O SIGNIFICADO DE CADA COR

DORMIR SOBRE O LADO ESQUERDO DO CORPO: TODOS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...