Novo teste detecta Zika vírus em apenas 20 minutos


Uma boa notícia sobre o combate ao vírus Zika foi dada pela Fundação Bahiafarma, órgão da Secretaria de Saúde da Bahia.

Nessa terça-feira (31), foi feito o primeiro teste nacional para detectar o vírus, cujo resultado sai em apenas 20 minutos. O teste rápido identifica a doença em qualquer fase, pois consegue diagnosticar os anticorpos da pessoa infectada.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o primeiro lote do exame deve ser entregue em 30 dias, tão logo o Ministério da Saúde dê a ordem de compra.

O exame é realizado por um dispositivo que tem duas fitas portáteis (cassetes), as quais utilizam uma pequena amostra de soro do paciente. Uma das fitas reage com o anticorpo IgM e identifica a infecção de até duas semanas. O outro cassete reage ao anticorpo IgC e identifica se o paciente contraiu a infecção há mais tempo. O bom desse teste rápido é que permite detectar os anticorpos contra o vírus da zika no organismo do paciente.

Um indicador vermelho revela que o resultado do teste deu negativo; dois indicadores vermelhos significam que o resultado deu positivo.

O teste fabricado na Bahia é diferente dos demais, que usam a técnica “PCR”, detectando apenas o vírus em si. Além disso, pela técnica PCR o resultado pode demorar semanas para ser divulgado.

Uma parceria entre a Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody foi responsável pelo desenvolvimento do dispositivo.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA OS SINTOMAS DA DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA E GRIPE

ZIKA VÍRUS: PREVENIR É FUNDAMENTAL, CONHEÇA 7 AÇÕES PARA PREVENÇÃO

ZIKA EM NÚMEROS – UMA ANÁLISE COM RIGOR CIENTÍFICO

Fonte: catracalivre




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...