Comer ou não comer a comida que caiu no chão?


Quem nunca comprou um doce de revirar os olhos e, antes de dar a primeira mordida, ele caiu no chão? Para piorar a situação, e se o doce foi comprado com o resto de dinheiro que havia na carteira? Eis que surge a dúvida: devemos ou não comer o doce?

A vontade fala mais alto e abocanhamos o doce! Mas, depois de degustá-lo, vem uma sensação desconfortável causada por um momento de racionalidade: será que ingeri micróbios que podem fazer mal à saúde?

É verdade que há muitas bactérias espalhadas pelo chão, até mesmo no da nossa limpa casa. Logo, a comida que cai no chão entrará em contato com bactérias, segundo Jack Gilbert, ecologista especializado em micróbios na Universidade de Illinois, nos EUA.

Só na nossa casa habitam mais de 9 mil espécies diferentes de criaturas microscópicas, incluindo 7 mil tipos diferentes de bactérias, conforme um estudo feito pelas universidades do Colorado e da Carolina do Norte, no EUA, em 2015. A boa notícia é que a maioria desses seres é inofensiva.

“É impossível se esconder de micro-organismos. Vivemos e respiramos em um mar de bactérias”, diz Gilbert, que confirma que comeria algo que caiu no chão, desde que o ambiente fosse minimamente seguro.

Entretanto, existem bactérias causadoras de doenças e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados. A bactéria salmonella pode fazer você ficar doente, mesmo se a comida tiver tocado o chão por menos de cinco segundos.

O nosso contato com micróbios pode ser benéfico. Entramos em contato com micróbios do ambiente quando somos muitos novos, inclusive pelo contato com a sujeira. “Se há micróbios naquela comida isso pode contribuir para o desenvolvimento de um sistema imunológico saudável”, diz Katherine Amato, da Universidade Nothwestern, nos EUA. Ela também afirma que comeria algo que caiu no chão.

Não importa se o delicioso doce ficou menos de cinco segundos caído no chão. Se realmente houver um micróbio perigoso ali, essa regra não vai proteger você de ficar doente.

Mas… se bater uma vontade incontrolável de comer a comida que caiu no chão, a chance de você passar imune é bastante grande.

Talvez te interesse ler também:

VOCÊ CONHECE AS SUPERBACTÉRIAS?

CARNE DE PORCO: PENSE BEM ANTES DE COMÊ-LA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...