Nova polêmica sobre as latas Campbell’s


Não é de hoje que as famosas latas de sopa Campbell’s são ojeto de polêmica. Andy Warhol as tornou mundialmente conhecidas, na década de 1960, com a sua famosa ilustração e, hoje, elas voltam a gerar controvérsia por motivos que distantes da arte pop.

A polêmica sobre o produto se deve ao bisfenol A, ou BPA na sigla em inglês, que, segundo alguns médicos e cientistas, estaria associado a câncer, dano cerebral e problemas hormonais.

A marca estadunidense se defende afirmando que enlata a sopa com um dos métodos mais seguros do mundo. Por isso, em fevereiro de 2012, Campbell´s buscou alternativas para recobrir o interior de suas latas. Quatro anos depois, acaba de anunciar que retirará o componente químico de suas latas, medida que sera implementada integralmente até 2017.

Mas o que é o BPA e como ele pode colocar em perigo a nossa saúde?

Campbell´s usa o bifenol A em suas latas há mais de 40 anos. Mas não é a única empresa que o faz. O químico está presente em latas de feijão, frutas em conserva, carne enlatada, sopas e verduras.

A organização norteamericana Breast Cancer Fund (Fundação do Câncer de Mama), que investiga os vínculos entre o câncer e a exposição a químicos tóxicos e radiações do nosso entorno, disse que o bisfenol A é “um dos químicos a que mais estamos expostos diariamente”, desde embalagens de alimentos e bebidas até pastas de dente. Ele também é usado em lentes, cosméticos, CDs, brinquedos e chupetas.

Os cientistas citam estudos que mostram os efeitos negativos para a saúde causados pela exposição ao BPA. O alerta, no entanto, não é novo. Em 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma nota alertando sobre o perigo, definindo-o como uma “ameaça global”.

A Campbell´s assegura que, neste ano, começou a usar acrílico e poliéster em suas latas no lugar do químico, após experimentar diversas alternativas.

Estudos demonstram que o bisfenol A pode causar efeitos para o desenvolvimento dos bebês, a resposta do sistema imunológico e o fomento da aparição de tumores, segundo o comissário europeu de saúde e consume, John Dalli.

Leia também:

CONHEÇA OS ADITIVOS QUÍMICOS DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

O TEFLON SOLTA SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS?

Fonte foto capa: Latas de Sopa Campbell de Andy Warhol wikipedia




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...