Brasil: mulheres negras são duas vezes mais vítimas de homicídio do que mulheres brancas


Recentemente foram divulgados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça os dados do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil – Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. As vítimas já sabem, mas muitos ainda relutam em aceitar a verdade: pobres e negros são as principais vítimas de assassinato no Brasil.

Neste cenário, a taxa de mulheres negras vítimas de homicídios no país é mais que o dobro da de mulheres brancas. Para cada grupo de 100 mil habitantes, o número é de 7,2 e 3,2 respectivamente.

O diagnóstico foi feito para subsidiar políticas públicas de combate à violência, o mesmo propósito do Censo feito pelo IBGE, tudo em conjunto com os estados e cidades em um pacto para tentar reduzir os assassinatos em 81 regiões que concentram quase metade de todos os homicídios dolosos do país.

Faixa etária

A faixa etária em que a maior parte das mortes ocorrem é entre 15 e 29 anos. Dentro dessa faixa, para mulheres negras as mortes tem uma média de 11,5 por 100 mil habitantes, já a das brancas é menos da metade, 4,6. Este dado é do DataSUS de 2013.

Diferença para os homens

Enquanto os homicídios envolvendo homens têm correlação com a participação deles em gangues, drogas e conflitos interpessoais (brigas no trânsito, por exemplo), as mulheres são vítimas de conflitos familiares tendo seus parceiros como responsáveis por suas mortes em vários casos.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, falou a respeito do documento e de como os dados levantados pelo diagnóstico servirão para definir metas e ações voltadas para a redução da criminalidade e do número de homicídios no país.

“A partir dessa pesquisa, vamos buscar, focalizar, ações não só de polícia para dentro das áreas críticas. Nossa meta a ser atingida é reduzir cerca de 5% ao ano [o número de homicídios]”.

A diferença das cores em números

Ao todo, contabilizando mulheres e homens, negros e pardos representam 50,7% da população brasileira e 72% de mortes por assassinato, enquanto brancos e amarelos somente 26%.

Já os jovens entre 15 e 29 anos dominam as mortes por homicídio no país, chegando a 52,9% do total segundo dados do DataSUS e do Ministério da Saúde. Dentro deste total, os jovens negros a taxa de mortes é de 79,4 para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto para os jovens brancos é de 26,6%.

Os números falam por si, os negros são os mais vulneráveis e vitimizados do país. Acabar com o racismo é fundamental.

Leia também:

PROJETO PIONEIRO CONTRA O RACISMO FAZ SUCESSO NA INGLATERRA

MAPA DA VIOLÊNCIA 2015: A CADA HORA, 5 PESSOAS MORREM POR DISPAROS DE ARMAS DE FOGO

AUMENTAM OS ASSASSINATOS DE ADOLESCENTES NO BRASIL

Fonte foto: fotospublicas.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...