Chinelos de dedo fazem mesmo mal à saúde?


Não é a primeira vez que dizem que chinelos de dedo podem fazer mal. Um estudo publicado em 2010 revelou que existem diferenças no andar de quem costuma usar chinelos em comparação a quem usa calçados fechados, podendo causar naqueles, um desconforto dos membros inferiores e causar problemas posturais.

Além disso, há quem diga que os chinelos expõem mais os nossos pés a bactérias, vírus e fungos; que os chinelos diminuem a velocidade do nosso andar; que aumentam o risco de tropeçarmos, entre tantas outras coisas que talvez os brasileiros, nascidos com as famosas havaianas nos pés, nem queiram saber.

Contudo, agora, médicos britânicos estão soando um novo alarme sobre os chinelos, dizendo que estes podem causar fasceíte plantar, ou inflamação do tendão de Aquiles. Referem-se, em particular, ao uso continuado de chinelos, seja os feitos de borracha que os feitos de couro.

O principal problema seria óbvio. O fato de que ao usarmos os chinelos, temos que manter os dedos dos pés apertados durante a caminhada, causando uma forte tensão no arco plantar. O uso continuado dos chinelos, também pode ser a causa de cortes e bolhas entre o dedão e o segundo dedo do pé, além das rachaduras nos calcanhares.

Os médicos não pedem para jogarmos fora os chinelos, mas tentarmos não usá-los todos os dias e alternarmos seu uso com sapatos de saltos baixo e médio.

De acordo com Tariq Khan, um especialista da University College Hospital, em Londres, os chinelos são os piores tipos de calçados que podemos usar.

Em sua opinião, os sapatos ideais devem ter um salto de cerca de 3 centímetros. Os calcanhares levemente levantados ficam protegidos de problemas e de inflamações relacionadas aos pés. Além disso, os médicos ingleses também recomendam de não usar chinelos quando dirigimos, pois o hábito está ligado à acidentes rodoviários, pelo risco do chinelo ficar enroscado ao pedal.

E por fim, entre as piores consequências negativas de longo prazo para quem sempre usa chinelos, está o desequilíbrio postural, adquirir um andar desajeitado e sobrecarregar os calcanhares.

Eu amo chinelos e os usaria até no inverno com meias 😮 Mas seria o caso de eu também diminuir o seu uso? Ou que tal, depois do seu uso prolongado, fazer exercícios com uma bolinha rolando-a sobre o arco plantar?

O que vocês acham disso? Chinelos fazem mesmo tanto mal até a nós, brasieliros, que o usamos sempre? Ou nos acostumamos com eles?

Leia também: CAMINHAR DESCALÇO EM CASA FAZ BEM À SAÚDE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...