A música clássica é um remédio para o coração

  • atualizado: 

música clássica remédio coração

Música clássica e coração: não basta apenas comer saudável e ficar em forma para manter a saúde do coração. Devemos também dedicar algum tempo para escutar música, clássica de preferência. 

A música clássica, com os seus ritmos delicados e semelhantes aos que regulam a pressão arterial, tem um efeito relaxante, retarda o ritmo cardíaco e diminui a pressão sanguínea, com o resultado de rejuvenescer o coração, sem o uso de medicamentos.

A teoria vem de uma pesquisa da Universidade de Oxford, segundo a qual uma boa dose de música clássica, Verdi, Puccini, Tchaikovsky e Beethoven, pode reduzir a pressão arterial e ajudar a evitar doenças cardíacas.

A pesquisa, apresentada na conferência British Cardiovascular Society (BCS) em Manchester, mostrou que a escuta de música que segue um ritmo de 10 segundos, reduz a pressão e a freqüência cardíaca. Entre os maiores, os cientistas incluem "Va Pensiero", de Giuseppe Verdi, "Nessun Dorma" de Giacomo Puccini e a "Nona Sinfonia" - adagio - de Beethoven. O mesmo impacto se sentiu ouvindo "Ave Maria", de Franz Schubert em latim, mas, de acordo com os pesquisadores, o ritmo teria sido alterado por algumas traduções.

Conforme relatado pelo Telegraph, os cardiologistas examinaram os estudos científicos das últimas décadas, que analisaram a influência dos diferentes tipos de música sobre a pressão arterial e a freqüência cardíaca. Em seguida, testaram várias hipóteses que envolviam seis diferentes tipos de música em um pequeno grupo de estudantes. E o clássico teve o maior impacto na redução da pressão arterial, enquanto a música clássica com um ritmo mais rápido, incluindo uma parte do “As Quatro Estações“, de Vivaldi, não tiveram um efeito benéfico sobre o coração e o sangue.

Musicoterapia então para nos manter longe das doenças cardíacas? E por que não? Não é a primeira vez que os estudos discorrem sobre o efeito calmante da música sobre a mente e o corpo. E se ouvir música clássica faz bem, imagine dançar!

Leia também: Ballet: 10 benefícios para cair na dança

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!