Como aumentar a produção de leite materno com remédios naturais


Ervas galactagogas são aquelas que têm ação estimulante sobre a produção do leite materno, ou seja, elas podem atuar como remédio natural para melhorar a amamentação. Conheça diversas ervas e receitas práticas para aumentar a produção de leite materno

Algumas ervas ajudam na produção do leite materno seja por efeito tranquilizador na mãe (mãe calma tem mais leite, claro), seja pelo efeito indutor no sistema hormonal (leite materno tem tudo a ver com hormônios).

E, caso você esteja se preparando para essa linda fase da maternidade – a amamentação – ou já esteja mergulhada de cabeça nela, dê uma lida aqui para conhecer nossas dicas de ervas diversas e de receitinhas práticas para incrementar a produção de leite materno.

Feno-grego (Trigonella foenum-graecum)

Desde épocas muito antigas esta espécie vem sendo usada seja como especiaria para temperar alimentos seja como planta medicinal. Entre os seus usos medicinais mais conhecidos está para o aumento da produção do leite materno.

Esta meta-análise comprova a propriedade galactagoga da Trigonella foenum-graecum. Os resultados revelaram efeito estatisticamente significativo do feno-grego versus placebo e grupo de controle. No entanto, o feno-grego não demonstrou benefícios em comparação com outras ervas galactagogas.

Erva-doce (Pimpinella anisum)

Esta planta é muito conhecida por sua propriedade digestiva mas é também uma das espécies galatogogas. Tem um sabor suave que não vai desagradar ao bebê, além disso, a erva-doce pode inclusive ajudar a reduzir as tão comuns cólicas em recém nascidos.

Seu uso como remédio natural para aumentar a produção de leite materno é popular, embora nenhum estudo em humanos cientificamente válido tenha abordado diretamente a relação entre a quantidade e a forma de anis consumida com a produção de leite subsequente.

este estudo, infelizmente conduzido em ratos, revelou a eficácia de extratos aquoso e alcoólico do anis para o aumento da produção do leite materno.

Funcho ou Aneto (Foeniculum vulgare ou Anethum foeniculum)

Erva galactagoga por excelência usada, desde a antiguidade, seja em sementes ou em erva fresca, para tratar cólicas intestinais e acalmar pessoas agitadas que sofrem de com dispepsia.

O funcho é muitas vezes confundido com a erva-doce, por seu aroma e propriedades que são semelhantes. Procure pelo nome científico se for usar como remédio natural embora ambas as ervas sejam galactagogas.

Esse estudo é uma revisão abrangente sobre o uso tradicional e as propriedades fitoquímicas e farmacológicas do funcho, entre as quais a de aumentar a produção do leite materno.

Cominho (Carum carvi)

Um tempero consagrado, moído ou em sementes, que tem ação pungente na estimulação da salivação. Também é uma planta calmante dos distúrbios digestivos e hepáticos e, paralelamente, tem ação estimuladora da produção de leite materno.

Seu uso para aumentar a produção de leite é popular na medicina tradicional persa, mas não encontramos demonstração cientifica para essa propriedade, talvez porque o número de amostra neste estudo foi muito pequeno.

Lúcia-lima, limonete (Aloysia citriodora)

É uma erva da família das verbenas. Tem ação calmante tanto para as funções digestivas, fígado e intestino quanto para o sistema nervoso, reduzindo estados de ansiedade e insônia. Não é uma erva galactagoga porém é muito bem vinda nos chás indutores de amamentação, pelos seus efeitos calmantes.

Galega (Galega officinalis)

Originária do Oriente Médio, a galega é muito popular como remédio natural para baixar febres, controlar diabetes, para a digestão, problemas renais e, embora tenha uma longa história de uso como galactogoga, existem dados científicos muito limitados sobre essa sua propriedade e segurança, diz esse estudo.

A galega pode causar hipoglicemia, portanto, deve-se ter cautela em mulheres que tomam medicamentos antidiabéticos.

Remédios naturais para aumentar a produção de leite materno

Confira algumas receitas práticas de chás para aumentar a produção de leite materno.

Chá estimulante e calmante

  • 1 colher (sopa) de funcho
  • 1 colher (sopa) de tília
  • 1 colher (sopa) de poejo
  • 3 xícaras água fervendo

Numa vasilha de louça ou vidro, coloque as ervas escolhidas na água fervendo, tampe e deixe assim até amornar.

Tome 1 xícara antes de cada refeição ou quando sentir que precisa.

Uma receita fácil, só com galega

  • 1 colher de sopa, rasa, de extrato seco de galega.

Coloque em uma xícara de água fervente e abafe por 10 minutos. Tomar duas vezes ao dia, entre as refeições. Se não gostar do sabor, adoce com mel – esse chá é meio amargo.

Um chá composto

Essa receita, que é mais elaborada, você pode ter preparada em um pote hermético (junte as ervas secas, nas proporções recomendadas) ou também pode usar as ervas por separado. O importante é manter a proporção das ervas (50 g de galega, 50 g de funcho, 25 g de alcaravia, 50 g de grego feno, 25g de anis).

Para preparar este chá você usará 4 colheres de sopa da mistura de ervas secas para cada 1 litro de água fervente.

Deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba todo o volume durante o dia.

Os chás para a amamentação também ajudam na manutenção da saúde dos seios (evitam fissuras e inflamações como a mastite) assim como, com a saúde da barriguinha do seu nenê (reduzem as cólicas e formação de gases que tanto incomodam os pequenos nos primeiros meses de vida).

Mas você também poderá comprar o chá de amamentação já preparado, se preferir.

Leia mais sobre aleitamento materno:

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

DO LEITE MATERNO A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS SUPERBACTÉRIAS

LEITE MATERNO: UM SUPERALIMENTO. AMAMENTAR É BOM PARA A MÃE E PARA O BEBÊ

Talvez te interesse ler também:

Picolé de leite materno: uma receita saudável para aliviar o sofrimento durante a dentição

Leite materno: alimentos recomedados para aumentar a produção do leite

Leite no copinho é a melhor opção? Por que dar e como dar




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Giovanna Santi
    Publicado em 23/01/2021 às 6:32 pm [+]

    Ola, tudo bem? Gostaria de saber, se vocês tem algum material ou estudo científico provando sobre a ação das ervas?
    Obrigada


  2. Daia Florios
    Publicado em 27/05/2022 às 4:04 pm [+]

    Giovanna, olha os links contêm estudos. Um abraço <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...