O melhor presente para o Dia das Crianças


Amanhã comemora-se, no Brasil, o Dia das Crianças. Você já parou para refletir qual é o melhor presente que o seu filho pode receber de você? Barbie, aviões, carrinhos, vestidos de princesa, piratas, bonecos… São tantas opções, mas, na dúvida sobre o que comprar para o seu filho, não pense muito. Dê o que ele mais precisa e certamente quer: amor.

Amor se constrói estando junto, presente, em atividades corriqueiras da vida do seu filho, que, também, devem ser parte da sua. Brincar, passear, conversar, fazer coisas juntos, compartilhar tempo com o seu filho.

A afetividade está ligada às emoções, o que vai determinar por toda a vida a forma como a pessoa vê o mundo e interage com as pessoas. A construção da autoestima ocorre desde a infância e determina a personalidade do indivíduo. É através da família que autoestima se constrói primeiramente e onde se espera encontrar referências e proteção.

Muitas crianças, atualmente, são diagnosticadas como hiperativas, deprimidas, nervosas, enfim, problemáticas, e medicadas, por exemplo, com ritalina, a fim de tentar “acalmá-las”. Mas quantas dessas crianças, talvez, não precisem apenas do cuidado e da dedicação amorosa dos pais?

Não há brinquedo ou objeto material que supra o amor, o cuidado e a atenção da família. Ela é a primeira e principal referência de afetividade de uma pessoa. Dar presentes não pode ser uma compensação pelo abandono emocional ou falta de atenção nos demais dias do ano.

crianca e mae

O amor requer paciência, porque é uma construção, mas ele é, sem dúvida, o melhor presente pra este e para todos os dias das crianças. Aproveite a data, que também é feriado, para você e seu filho fazerem alguma coisa juntos: pode ser cozinhar o prato preferido dele, andar de bicicleta, ir ao cinema, ler um livro…

Especialmente indicado para você:

COMO DEVERIA SER A INFÂNCIA DE TODA CRIANÇA: O SISTEMA ESCANDINAVO DE ENSINO

CRIANÇAS BRINCAM LIVREMENTE CADA VEZ MENOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...