Mulher dá à luz na praia e vídeo viraliza


Corajosa, Josy Peukert, uma mulher de 37 anos, decidiu parir sozinha na praia e compartilhou esse momento no Instagram. O vídeo logo viralizou, provocando uma avalanche de comentários e levantando a polêmica sobre os perigos dessa prática.

Médicos e parteiras “levam algo durante o parto”, disse Josy. “Sentir o ritmo das ondas me fez sentir muito bem”.

Experiente, Peukert que já era mãe de três filhos foi à praia com o companheiro quando percebeu que o trabalho de parto estava começando. Ela é adepta de uma prática chamada parto livre (freebirth) que proclama “uma entrega holística fora do sistema médico.”

Sua escolha pelo parto livre vem de um trauma sofrido no parto do primeiro filho.

“Meu primeiro parto em uma clínica foi traumático”, disse ela. Com o segundo filho, ela decidiu parir em casa enquanto no terceiro, até a presença da parteira já era demais. Segundo Josy Peukert, o corpo feminino é capaz de fazer o trabalho de parto sozinho.

Críticas à parte, a criança passa bem

O vídeo mostra Josy agachada na areia enquanto entra em trabalho de parto completamente sozinha, de repente finalmente o bebê aparece em seus braços, com o cordão umbilical ainda preso.

“A areia vulcânica macia abaixo de mim me lembrou que entre o céu e a terra não há nada além da vida”, diz ela garantindo que o menino chamado Bodhi Amor Ocean, pesando 3,5 quilos, está bem.

https://youtu.be/gRcRAO9fKRY

Muitos criticaram a maneira não convencional de parir por causa dos riscos que pode representar para a mãe e o bebê. A comunidade médica diz que dar à luz ao ar livre pode levar à infecções, hipotermia, pneumonia e problemas respiratórios para o recém-nascido. Mas, críticas à parte, a criança passa bem obrigado.

Talvez te interesse ler também:

É preciso incentivar o parto normal! Veja por que

Homem pode sofrer de depressão pós-parto?

Parto Cesárea: coisas importantes a saber. Leia aqui antes de decidir




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...