Em apenas uma semana, estudantes brasileiros recebem 3 premiações importantes


Os estudantes do ensino médio do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram três premiações importantes em pesquisas na área ambiental.

Na feira internacional Genius Olympiad, o 1° lugar na categoria ‘Ciência’ ficou com o projeto “Ecoboard: desenvolvimento de painéis aglomerados utilizando resíduos de milho e arroz“, dos estudantes Júlia Oscar Destro e Lucas Oliveira de Lima.

o bronze ficou com a brasileira Ana Clara Jardim da Silva, que desenvolveu o projeto “Litoral Libras: plataforma virtual da Língua Brasileira de Sinais com foco nas variações linguísticas do litoral norte gaúcho para a promoção da acessibilidade entre surdos e ouvintes”.

A qualidade da educação

O histórico de destaque de uma das mais importantes feiras de jovens cientistas do Brasil e do mundo se deve à qualidade da educação do IFRS, uma escola pública federal.

A feira internacional Genius Olympiad foi realizada virtualmente entre os dias 7 e 12 de junho. O anúncio dos projetos premiados foi feito em cerimônia pelo canal do Youtube da Genius Olympiad.

A pesquisa “BioStretch: desenvolvimento de plástico biodegradável utilizando resíduos industriais”, da estudante Laura Nedel Drebes, venceu a categoria ‘Consciência Circular’ do 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC).

A estudante Laura Nedel Drebes

Laura comentou a importância da ciência e da educação em sua vida:

“A pesquisa ocupa um lugar imensurável em minha vida, pois me transforma a cada dia em um ser humano melhor. Apesar de todos os desafios e dificuldades que nos rodeiam, eu e meus orientadores decidimos seguir em frente! Receber esse reconhecimento foi uma alegria muito grande, pois reforça que fizemos a escolha certa. Além disso, mostra mais uma vez a importância e o poder fascinante que a educação tem em nossas vidas”.

Conheça mais sobre os projetos premiados

Ecoboard

“Ecoboard”: Desenvolvimento de painéis aglomerados utilizando resíduos de milho e arroz’ surgiu da inspiração do estudante Lucas Oliveira de Lima em dar uma finalidade às cascas de arroz que ele via acumular em grandes montes, e onde brincava quando criança, nas três indústrias próximas de sua casa.

O painel aglomerado feito com casca de arroz e sabugo de milho, colados com resinas vegetais, é mais ecológico e barato que os convencionais.

BioStretch

“BioStretch”: Desenvolvimento de plástico biodegradável utilizando resíduos industriais’ desenvolveu filmes flexíveis e com fina espessura utilizando o que sobra do processamento de milho e beterraba. É uma alternativa para a substituição dos plásticos sintéticos convencionais a partir de recursos renováveis, que levam menos tempo para se degradar e não causam malefícios ao meio ambiente.

Litoral Libras

“Litoral Libras”: Plataforma virtual da Língua Brasileira de Sinais com foco nas variações linguísticas do litoral norte gaúcho para a promoção da acessibilidade entre surdos e ouvintes’ deu origem à plataforma didática Litoral Libras, que tem contribuído para a difusão da Língua Brasileira de Sinais e a redução das barreiras de comunicação na região. Nela, estão disponíveis materiais de pesquisa e estudos da Libras, além de um glossário com os sinais mais utilizados. O projeto foi orientado pela professora Aline Dubal, com coorientação de Ingrid Gonçalves Caseira.

A docente Flávia Twardowski, orientadora das duas primeiras pesquisas premiadas, que contaram, também, com a co-orientação do professor Cláudius Jardel Soares, destaca a a relevância dos projetos:

“Trabalhar com aproveitamento de resíduos e ver as inúmeras possibilidades que podemos desenvolver com eles é muito instigante. Mas fazer pesquisa no Brasil é um desafio e, neste momento, a pesquisa brasileira está tão desacreditada. Mas a pandemia nos impulsionou a continuarmos. A ciência transforma não apenas os resíduos em diferentes produtos, mas a nós mesmos, e é inspirador!”.

Em tempos em que se defende homeschooling e negacionismo, a educação e a ciência mostram a sua grandeza!

Parabéns aos premiados e a todos os envolvidos!

Talvez te interesse ler também:

O tijolo mais resistente que concreto, feito de plástico reciclado por esta queniana

Salvando golfinhos da extinção, biólogo gaúcho recebe o Oscar da Ecologia

Estudantes criam protetor solar 100% natural à base de óleo de buriti para famílias de baixa renda




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...