As novas Barbies e o empoderamento feminino. Dia Internacional da Mulher


A Barbie, em plena forma festejando os seus 60 anos de idade este mês, vem homenagear mulheres incríveis como a atriz norte-americana Yara Shahidi e a campeã de tênis Naomi Osaka, fazendo doações sobre a venda das bonecas para projeto de empoderamento feminino.

A notícia, de acordo com comunicado da própria empresa, Mattel, informa sobre a doação de um dólar para cada boneca vendida para o Dream Gap Project, que trabalha pela igualdade de oportunidades para as meninas.

Se “a Barbie é tudo aquilo que você quer ser” uma pesquisa diz que “a partir dos cinco anos, as meninas começam a duvidar de seu potencial, essa é a lacuna do sonho” (o dream gap mencionado no projeto).

Yara Shahidi começou aos 6 de idade a sua carreira artística e se sente muito honrada em representar um modelo para a juventude, sendo uma fonte de inspiração. Diz a atriz em seu Instagram: floresçam e brilhem!

Já a tenista Naomi Osaka, filha de pai haitiano e mãe japonesa, é a atual número 1 do Mundo no ranking WTA de singulares.

naomi osaka

Segundo Lisa McKnight, gerente geral e vice-presidente sênior da Barbie:

“com mais de 200 carreiras, seis corridas para presidente e uma viagem à lua antes de Neil Armstrong, a Barbie continua a evoluir para ser um modelo moderno e relevante para todas as idades. A marca Barbie acredita que as meninas nunca devem conhecer um mundo, um emprego ou um sonho os quais as mulheres não tenham conseguido conquistar. Através de nossa plataforma global, estamos iniciando um movimento para ajudar a fechar o Dream Gap e estabelecer ainda mais a Barbie como a melhor marca de empoderamento das meninas”.

Quem é a Barbie

todas as barbies

É uma boneca de plástico que polui, um modelo de perfeição que não existe ou um modelo de futilidade que não condiz com a realidade, dirão os opositores à boneca de 60 anos de sucesso e que, mesmo capitalizando em cima da marca, vem representando o sonho feminino do empoderamento.

A Barbie é independente, trabalha, tem casa, tem filho, é magra ou mais rechonchuda, é atleta, cientista, doutora ou artista, é branca, preta, asiática, é uma mulher que luta, é uma surfista ou é até “somente” mãe e dona de casa, ou seja, é o que a ela quiser ser.

E com as novas Barbies desejamos um Feliz Dia Internacional da Mulher pra você. Que todos os seus sonhos se realizem e que o mundo se torne cada vez mais igualitário. Só quem é mulher sabe o que é ocupar o mesmo cargo, nas mesmas condições de um homem, e ganhar menos que ele. Só uma mulher sabe que tem menos chances de conseguir um emprego se estiver em idade fértil, se já for mãe, ou melhor, só pelo fato de ser mulher. Só quem é mulher sabe que limpar e cozinhar são tarefas “naturalmente” suas e que quando o marido ou companheiro ajuda, ele é um santo enquanto a mulher não fez mais que sua obrigação.

Só quem é mulher sabe a dor a delícia de ser o que é porque afinal, nós sabemos quem somos… poderosas!

Talvez te interesse ler também:

CONCURSO DA UFF FAZ CRITÉRIO INÉDITO DE PONTUAÇÃO, VALORIZANDO A MATERNIDADE

CONHEÇA OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES

CARNAVAL DO EMPODERAMENTO: ADESIVOS DE PEITO, POSSE DO CORPO E NÃO É NÃO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...