Brasileiro povo animado e otimista? Pelo contrário, é o mais pessimista


Das 24 nações consultadas pelo instituto Ipsos para a pesquisa de opinião Beyond Populism? Revisited, que buscou compreender o nível de pessimismo da população com seu proprio país, o Basil se posicionou no último lugar.

A pesquisa divulgada pela BBC revelou que 67% dos brasileiros acreditam que o nosso país esteja indo mal, “em declínio”, ou seja, é daqui pra pior no futuro.

A pesquisa ouviu 17.203 pessoas com idades entre 16 e 64 anos em 24 países países ricos – Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, França – e emergentes – Brasil, Índia, Rússia, México e Turquia, entre outros.

Os números de um povo incrédulo

67% dos entrevistados brasileiros “não confiam” – ou “confiam pouco” – na Justiça do país e na mídia brasileira.

81% disseram “não confiar” ou “confiar pouco” no governo.

81% dos brasileiros não confiam em partidos políticos e 64% deles concordam com a afirmação de que os “políticos tradicionais e seus partidos não se importam com pessoas como eu”.

71% dos entrevistados no Brasil consideram que as regras econômicas no país favorecem os que já são ricos ou os que têm poder.

Quão pessimistas somos?

A média global global do pessimismo é de 44%. No Brasil mais de sete em cada dez (67%) é pessimista com relação ao futuro do país. Nossos vizinhos argentinos e chilenos estão mais otimistas, respectivamente 58% e 24% deles acham que seus países estão em declínio.

Efeito pós-eleição? Não! Pois a mesma pesquisa realizada em 2016 revelava 72% o número de brasileiros que viam nosso país em declínio, contra os 67% de agora. Ou seja, há dois anos éramos ainda mais pessimistas que hoje.

Em suma, povo animado, feliz e otimista? As aparências enganam! Pelo menos pros gringos. Nós aqui dentro sabemos. Mas Fim de Ano é época de levantar o astral e manter as esperanças. Dias melhores virão!

Talvez te interesse ler também:

2019 SERÁ REGIDO PELO PLANETA MARTE. VEJA COMO ISSO INFLUENCIARÁ TUA VIDA

BRASIL: O SEGUNDO PAÍS MAIS IGNORANTE DO MUNDO, DIZ PESQUISA

10 PAÍSES ONDE SE VIVE MELHOR E VALE A PENA SE MUDAR! (FOTOS)




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...