3 de setembro é Dia do Biólogo, as pessoas mais legais do mundo!


Dizem que quem gosta de bicho e de planta costuma ser gente boa. Então, segundo a sabedoria popular, os biólogos seriam as pessoas mais legais do mundo!

Brincadeiras à parte, os biólogos são profissionais muito importantes para a vida, seja ela em qualquer forma, e, por isso, eles têm um dia só para eles aqui no Brasil, o 3 de setembro, quando é celebrado o Dia do Biólogo.

A data homenageia esse profissional que se dedica ao estudo e à pesquisa sobre os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções e etc, informa o site Biólogo. O atuação profissional do biólogo ajuda a combater pragas, epidemias e garante a preservação ambiental, dentre outras funções.

Em 3 de setembro de 1979 foi regulamentada a profissão de biólogo no Brasil, daí a origem da data comemorativa.

A origem da vida

A Biologia, assim como a Filosofia, faz indagações fundamentais sobre a origem da vida – claro que cada qual com as suas inclinações ideológicas.

Perguntas como: “de onde viemos”, “quem somos”, “para onde vamos”, “como tudo o que conhecemos foi criado”, ou seja, qual é o sentido da vida, são inquietações da Biologia.

Como ciência, a Biologia surgiu no século XIX, mas as ciências biológicas são muito antigas e orientaram as práticas ancestrais da medicina e da história natural.

Por ser uma ciência muito ampla, a Biologia foi segmentada em áreas de investigação, como explica o site Biologia Net:

  • Anatomia e Fisiologia: estudam a estrutura e o funcionamento dos órgãos e sistemas.
  • Botânica: responsável pelo estudo dos vegetais.
  • Ecologia: estuda as interações entre os seres vivos; e entre eles e o ambiente.
  • Embriologia: se incube de estudar a formação e o desenvolvimento do embrião.
  • Evolução: responsável pelo estudo das relações de parentesco entre os seres vivos, e as transformações populacionais ao longo do tempo.
  • Genética: a ela está a tarefa de estudar as leis da hereditariedade.
  • Zoologia: estudo dos animais.

O GreenMe saúda os biólogos e reconhece a importância da sua atuação para todos nós. Parabéns!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...