E se o Prêmio Nobel da Paz fosse entregue aos Bombeiros de Brumadinho?


Em 25 de Janeiro desse ano, uma barragem operada pela Vale do Rio Doce se rompeu, inundando Brumadinho-MG de lama e rejeitos de mineração, provocando sofrimento, mortes e destruição.

Graças ao trabalho dos bombeiros, muitas vidas foram salvas.

Heróis anônimos, mesmo sem o devido reconhecimento e remuneração, cumpriram dignamente o ofício de prestar socorro e salvar o próximo, mesmo correndo o risco de morrer.

Eles com seus exemplos nos fazem crer que bondade, solidariedade e compaixão ainda existem, apesar dos noticiários mostrarem o contrário, e de tragédias como as de Mariana e Brumadinho revelarem que a ganância das empresas em conivência com os políticos, resultam em extermínio ambiental, animal e humano, por colocarem os interesses econômicos acima do que é mais sagrado, a vida!

Por esses motivos os bombeiros de Brumadinho conquistaram o respeito e a admiração das pessoas pelo mundo à fora, virando até notícia nas mídias internacionais, como em um artigo publicado no Jornal El País, escrito pelo colunista Juan Arias, no qual ele propõe que o Prêmio Nobel da Paz deste ano seja entregue aos Bombeiros que participaram das buscas para salvamento de vidas e resgate de corpos, em Brumadinho–MG.

O que motivou este jornalista a indicar os Bombeiros de Brumadinho a esse Prêmio, é que em meio à um cenário de divergências políticas em nosso país, os brasileiros se identificaram com o movimento de solidariedade e superação promovido por esses Salvadores de Vidas.

O jornalista recordou o exemplo do jovem porta-voz dos bombeiros de Minas Gerais, o tenente Pedro Aihara, de 25 anos, que pronunciou emocionado:

“Podem estar certos de que estamos trabalhando como se essas pessoas fossem nossas mães e nossos pais!”

Anualmente, o Prêmio Nobel da Paz é entregue à uma ou mais de pessoas que fizeram ou se envolveram em ato ou ação pela paz e fraternidade mundial.

Conceder esse galardão aos Bombeiros brasileiros é uma forma de exaltar pessoas comuns e anônimas que se dedicam a salvar vidas e promover o bem comum.

Nossos bombeiros são muito merecedores desse Prêmio pois, em meio à tragédia, demonstraram abnegação, força, coragem e poder de doação para ajudar o próximo, mostrando na prática a essência da Paz e da Fraternidade. Nada mais justo terem esse reconhecimento simbólico, vocês não acham?

Talvez te interesse ler também:

NÃO ESQUEÇA MARIANA

NOBEL DA PAZ 2018: CONTRA A GUERRA E A VIOLÊNCIA SEXUAL

GRETA THUNBERG, 16 ANOS, MULHER DO ANO: CHEGA DE DESTRUIR O PLANETA!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...