Flagrante em Salvador: crianças e adolescentes trabalhando nos circuitos de folia


É carnaval mas a escravidão continua! Uma operação de fiscalização contra o trabalho infantil flagrou, nos três primeiros dias de Carnaval, 626 crianças e adolescentes em situação de trabalho ilegal em Campo Grande (296) e Barra-Ondina (330), em Salvador.

Os menores trabalhavam junto a ambulantes e comércios informais, nos circuítos de festa da cidade (Circuito Osmar, em Campo Grande e Circuito Dodô, em Barra-Ondina).

Dado o elevado número de flagrantes obtidos, a prefeitura municipal de Salvador, junto com o Ministério Público da Bahia e o Conselho Tutelar do município, pretendem intensificar a fiscalização durante os dias festivos que ainda faltam.

Os ambulantes flagrados com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, nos circuitos do carnaval, poderão ter sua licença de trabalho cassado por um ano.

A fiscalização de trabalho infantil é feita por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais e apoio e, os menores são encaminhados aos postos de acolhimento montados nos circuitos de folia.

O objetivo é fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente e a lei municipal soteropolitana que proíbe o funcionamento de qualquer estabelecimento que utilize mão de obra infantil ou adolescente.

Talvez te interesse ler também:

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL É PROIBIDO…MAS EXISTE

Fonte foto: fotospublicas.com.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...