No Dia da Consciência Negra: 5 Filmes para Conscientizar


O Dia da Consciência Negra no Brasil, em 20 de novembro, é uma celebração importante que nos convida a refletir sobre a história, a cultura e a luta do povo negro. Nessa data, homenageamos Zumbi dos Palmares, figura emblemática na resistência contra a escravidão e na promoção da liberdade e igualdade.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo dos Palmares, um refúgio de resistência que abrigava negros escravizados que buscavam sua liberdade. Sua coragem e determinação simbolizam a luta contínua por direitos e justiça para a comunidade negra.

A Importância do Dia da Consciência Negra

A data não apenas celebra a cultura afro-brasileira, mas também nos desafia a enfrentar as desigualdades e o racismo estrutural ainda presentes na sociedade atual. É um momento de reconhecimento, valorização e luta por equidade e respeito.

5 Filmes e Documentários para Conscientização

Em alguns estados brasileiros, 20 de novembro é feriado. Que tal a aproveitar o dia para ver um bom filme sobre o tema? Veja algumas sugestões:

13th – Direção de Ava DuVernay

Esse filme examina o sistema prisional dos Estados Unidos e sua relação com a história da escravidão e a criminalização da população negra. O documentário pode ser visto inteiro no Youtube. (Veja aqui abaixo. Configure a legenda disponível em português):

Corra! – Direção de Jordan Peele

Sobre eugenia e racismo, Corra! é um suspense que aborda questões raciais de maneira intensa e reflexiva. Sinopse: “Chris é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada caucasiana. Na luxuosa propriedade dos pais dela, Chris percebe que a família esconde algo muito perturbador.”

O Ódio que Você Semeia  – Direção de George Tillman

Baseado no livro homônimo, o filme aborda o racismo estrutural nos Estados Unidos e o ativismo juvenil.

Sinopse: “Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.”

Eu Não Sou Seu Negro – Direção de Raoul Peck

Explora a vida e os escritos do autor James Baldwin, oferecendo uma reflexão profunda sobre a história do racismo nos EUA. Sinopse: “O diretor haitiano Raoul Peck usa o livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos lideres ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.”

Nós – Direção de Jordan Peele

Um suspense psicológico que discute questões de identidade, classe e raça de maneira inovadora. Sinopse: “Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.”

O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade não apenas para celebrar a cultura afro-brasileira e honrar a memória de Zumbi dos Palmares, mas também para refletir sobre a importância da igualdade, da justiça e da luta contínua contra o racismo em todas as suas formas, em todo o mundo.

Esperamos que estas sugestões ajude na reflexão e conscientização sobre a importância do Dia da Consciência Negra e inspire a busca por um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Talvez te interesse ler também:

Os momentos mais importantes da luta contra o racismo

Racismo e crueldade contra crianças negras DENUNCIE

“Papai mudou o mundo”: julgamento do caso Floyd é história do racismo na Terra

É racista usar o termo “negão” ou “neguinha”? 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Gildásio Júnior
    Publicado em 16/11/2023 às 12:35 pm [+]

    Boas recomendações! Eu deixaria registrado também o “Two Distant Strangers”. É um curta e é incrível!


  2. Daia Florios
    Publicado em 16/11/2023 às 1:53 pm [+]

    Poxa, que legal, vou procurar o trailer. Obrigadão <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...