Mapa-múndi literário: os romances mais representativos de cada país que farão você viajar sem sair do lugar


Quem lê viaja, conhece gente, passeia por terras distantes… Quando um livro é de um autor estrangeiro, esperamos encontrar uma boa tradução para que tenhamos acesso fiel ao mundo criado pelo escritor. Para nos ajudar nessa viagem, um mapa do mundo literário acaba de ser publicado mostrando os livros mais representativos de cada país.

De certa maneira, esse tipo de mapeamento nos ajuda a vagar entre povos e culturas muito distantes de nós, descobrindo o que eles têm para oferecer. Todo país é um livro, ou melhor, vários livros. E cada um tem uma obra-prima da literatura para encantar.

Entre as páginas de nossos livros preferidos, temos a oportunidade de viajar por toda parte para respirar o ar de terras distantes, apreciar culturas muito diferentes das nossas e, assim, ampliar nossos horizontes.

Para nos ajudar a encontrar o livro mais representativo de cada país, o mapa literário original, criado por Backforward24, um pseudônimo, mostra quais são os principais romances de cada país.

No mapa do mundo que ele criou, de fato, cada país é representado precisamente por uma história particular, escrita por um autor originário daquela nação.

Os romances no mapa

mapa literario am sul

É difícil listar todos eles, mas, em geral, podemos dizer que a escolha do Backforward24 não se limitou aos grandes clássicos, mas também deu o mérito para cada país representar-se com romances contemporâneos.

Entre os mais conhecidos do mapa estão:

– Rússia: Guerra e Paz, Liev Tolstoy

– França: Os Miseráveis, Victor Hugo

– Espanha: A sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón

– Inglaterra: Orgulho e Preconceito, Jane Austen

– Irlanda: Ulisses, James Joyce

– Suécia: Homens que odeiam as mulheres, Stieg Larsson

– Estados Unidos: O sol é para todos, Harper Lee

– Índia: O Deus das pequenas coisas, Arundhati Roy

– Brasil: Dom Casmurro, Joaquim Maria Machado de Assis

– Argentina: O túnel, Ernesto Sabato

– Japão: Crônica do pássaro de corda, Haruki Murakami

– Canadá: Anne dos cabelos ruivos, Lucy Maud Montgomery

Claro que se trata de uma interpretação bastante pessoal, o que levou o mapa a receber algumas críticas daqueles que teriam preferido inserir um romance em vez de outro. Há aqueles que, por exemplo, não concordam que Guerra e Paz, de Tolstói, represente a Rússia, preferindo alguma obra de Dostoiévski. A decisão de representar a Espanha com um romance contemporâneo de Carlos Luis Zafon também foi muito criticada, já que o grande clássico espanhol é Don Quixote, de Miguel de Cervantes.

Na verdade, a tarefa era realmente difícil e, certamente, há países com mais de um romance que poderia representá-los e que mereceriam ser lembrados.

De qualquer forma, o trabalho é interessante e vale a pena passear pelo mapa e descobrir obras desconhecidas, assim como alguns países.

Clique AQUI para consultar na íntegra o mapa do Backforward24

E nada impede que você crie o teu próprio mapa 🙂

Talvez te interesse ler também:

UM POÇO DE LIVROS COLORIDOS E SEM FIM: UMA INSTALAÇÃO DE INCRÍVEL ILUSÃO ÓTICA

O HOTEL EM PARIS ONDE CADA QUARTO É DEDICADO A UM ESCRITOR, E NA CAMA VOCÊ ENCONTRA UM LIVRO

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ NÃO LÊ UM LIVRO? A FALTA DE LEITURA PODE SER CULPA DA NETFLIX. PALAVRA DA CIÊNCIA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...