Música: confira a programação de fim de ano no Rio e em São Paulo


Fim de ano chegando e bate aquela sensação de dever cumprido (ou não). De qualquer forma, é hora de fazer uma avaliação sobre o que se passou neste ano e relaxar um pouco. Até mesmo porque 2018 foi um ano cheio de emoções!

E nada como uma boa música para fazer a gente relaxar e se divertir. No eixo Rio-São Paulo há vários eventos musicais ocorrendo neste fim de ano.

São Paulo

Para quem mora em São Paulo ou estiver na cidade, vale a pena conferir a 3ª edição do Festival Sesc de Música de Câmara, cujo tema é “colaboração”. O festival, que começou em 22 de novembro, segue até o dia 2 de dezembro com atrações nacionais e internacionais.

Algumas unidades do Sesc no interior do estado também receberão o festival, no qual artistas de diferentes países se apresentarão em 34 concertos, além de conduzirem oficinas de formação.

Colaboração

Sobre o tema “colaboração”, a organização promete promover encontros inusitados, como o das francesas do Quatuor Zaïde com o brasileiro Ovanir Buosi (primeiro clarinetista da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) para um repertório com as obras de Mozart, Stravinsky e Debussy.

O evento também contará com uma atração especial: o sexteto de sopros e piano Berlin Counterpoint, formado por músicos da Romênia, da Alemanha, da Holanda, da Inglaterra, dos Estados Unidos e da Turquia. Eles farão a estreia mundial da obra “Allegro scorrevole”, composta pelo paulista Leonardo Martinelli.

Destacam-se, ainda, o espetáculo “Entre Tambores, Baquetas e Chocalhos”, do Duo Contexto, e as execuções de obras de Piazzolla, Richard Trythall, John Cage e do brasileiro Eduardo Guimarães Álvares.

Acompanhe a programação completa do evento no site do Sesc, onde você também pode adquirir os ingressos, cujo valor vai até R$ 50.

Rio de Janeiro

Na capital carioca, a música está presente em vários espaços culturais. Só o projeto Música no Museu está presente em 42 lugares, como o CCBB, o Museu da República, o MAM, a Casa França-Brasil e o Paço Imperial, entre outros. Museus, parques, bibliotecas, palácios, igrejas oferecem gratuitamente concertos.

Durante todo o ano, o Rio oferece concertos em diferentes temporadas, que contam com apresentações de cordas, sopros, piano, metais. Os Concertos de Verão ocorrem de janeiro a março; os Concertos de Outono, de abril a junho; os Concertos de Inverno, de julho a setembro); os Concertos de Primavera, de setembro a novembro; e, para fechar o ano, ocorrem os Grandes Concertos de Natal no mês de dezembro.

O projeto, que foi inaugurado em 1997 pelo violonista Turíbio Santos, já ultrapassou as fronteiras brasileiras. O Música no Museu ocorre, também, em outras cidades brasileiras e até mesmo no exterior, ocupando 80 espaços no total.

Anualmente, são realizados cerca de 500 concertos, o que fez do projeto a maior série de música clássica do Brasil e uma das maiores do mundo.

O Música no Museu tem como objetivo alcançar plateias diversas ao quebrar as barreiras do tradicional formato de eventos de música erudita, além de dar oportunidade a músicos jovens se apresentarem com músicos mais experientes.

Confira a programação aqui no site do Música no Museu!

Não deixe de prestigiar esses eventos maravilhosos no fim de ano! Arte só faz bem!

Talvez te interesse ler também:

MÚSICA BOA EM DOWNLOAD GRATUITO: THE GREAT 78 PROJECT – VALE A PENA CONFERIR

CONHEÇA A MÚSICA QUE MAIS PROPORCIONA RELAXAMENTO E DÊ ADEUS AO ESTRESSE

QUAL É A MÚSICA MAIS ALEGRE DE TODOS OS TEMPOS? A CIÊNCIA REVELA!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...